Dar banho a gatos não é uma tarefa muito fácil. Se quer tentar a sua sorte em casa com o seu felino, experimente seguir estes passos:
- Reúna um champô próprio para gatos e um par de toalhas macias.
- Escove os pelos antes de os molhar, sobretudo se for um animal de pelos compridos. Depois de molhados é difícil desembaraçá-los.
- Corte as unhas do seu gato antes do banho, para evitar arranhões.
- Deite água morna na banheira ou numa bacia (uma banheira de bebés faz o efeito, por exemplo), não enchendo muito para não assustar o animal e evitar acidentes. Convém que tenha vestido roupa velha pois as coisas podem-se tornar feias.
- Segure o gato cuidadosamente sem fazer força. O ideal seria até haver duas pessoas, uma para segurar o animal e outra para a lavagem.
- Molhe a sua mão e passe-a pelo corpo do seu gato, à exceção da cabeça. Assim estará a acostumá-lo à temperatura da água.
- Coloque calmamente o gato na água, enquanto o mima e fala carinhosamente com ele. Descubra a posição em que ele se sente menos desconfortável (se de pé, sobre duas patas ou quatro).
- Aplique o champô ligeiramente pelo corpo, das patas ao peito, das costas à cauda.
- Enxague várias vezes o gato, para não deixar qualquer resíduo do produto e remover parasitas. Deite a água com a mão ou com um copo, mas evite deitar água no rosto e ouvidos, pois pode causar otite. Tape os ouvidos do gato no momento de passar água pela cabeça (com a mão).
- Aplique também condicionador/amaciador específico para gatos (diluído em água antes da aplicação) se o seu felino for de pelo longo, com um persa.
- Retire-o carinhosamente da água e envolva-o nas toalhas. Seque-o o máximo que puder com as toalhas, para utilizar o secador o mínimo possvel. Veja como limpar os ouvidos do seu gato.
- Deixe o secador a uma distância segura e esteja atento à temperatura. Pare quando o gato estiver completamente seco.
- Mime ainda mais o seu gato depois desta árdua experiência, para o compensar pelo esforço.
A partir de que idade se pode dar banho a gatos?
Se forem habituados desde pequenos e se mantiverem esse hábito, os gatos podem levar o banho como uma experiência mais pacífica. Porém, os gatos só devem tomar banho se este for estritamente necessário, já que eles produzem óleos que protegem a pele e ao lavar prejudica-se esta camada protetora.
Não há uma idade específica para se começar a dar banho aos gatos, mas deve-se ter o cuidado de nunca banhar gatos bebés (com menos de um mês e meio).
Com que periodicidade?
O banho pode ser dado quando o seu dono achar necessário. Os gatos de pelo longo exigem cuidados higiénicos mais regulares, de acordo com o estado do pelo. Uma frequência recomendada para este tipo de gatos é uma vez por mês.