Antes de começar a desentupir a sanita deve:
- colocar um bom par de luvas de plástico,
- proteger o chão, com jornais, para evitar eventuais danos se a água da sanita transbordar,
- fechar a torneira na traseira da sanita,
- abrir a janela para o ar circular.
Chegada então a hora chata de desentupir a sanita, pode experimentar diferentes métodos, cada um mais poderoso do que o outro.
Balde de água
Em grande parte dos casos, basta despejar um balde cheio de água na sanita para aumentar a pressão que é exercida na altura da descarga do autoclismo, conseguindo-se assim desentupir a sanita. Se isto não resultar, é altura de tentar outros métodos.
Desentupidor
É necessário retirar o excesso de água para um recipiente e colocar o desentupidor firmemente no orifício. De seguida, bombeia-se com o desentupidor lentamente, em movimentos de cima para baixo, repetidamente, até que o nível de água comece a descer e a escoar pelo cano. Para ter a certeza que a sanita está bem desentupida deve puxar o autoclismo.
Esfregona
Melhor do que utilizar o desentupidor, é servir-se de uma esfregona. Colocando um saco plástico à volta da cabeça da esfregona, começa-se por puxar o autoclismo. Quando a água começar a subir, rapidamente ataca-se a água e o orifício com a esfregona, para cima e para baixo, como se fosse um desentupidor. Alguns movimentos devem ser suficientes para fazer a água descer.
Soda Cáustica
Uma solução mais exigente é a soda cáustica. Com o devido cuidado para não ser inalada, nem para entrar em contacto com a pele ou com a roupa, coloque soda cáustica misturada com água quente na sanita e deixe atuar durante algumas horas. Além da soda cáustica, pode ser utilizado ácido muriático para desentupir a sanita eficazmente. Em qualquer dos casos não deve abusar da solução, pois esta pode vir a danificar a canalização.