Como Doar Medula Óssea

Numa altura em que se fala cada vez mais da necessidade de novos dadores de medula óssea, descubra como doar medula óssea, quais as condições para se ser dador, onde pode doar medula óssea, quais os riscos, e em que consiste o transplante de medula.

Quem pode ser dador de medula óssea?

Para doar medula óssea é necessário ter entre 18 e 45 anos, pesar no mínimo 50 kg, não ser portador de nenhuma doença crónica ou autoimune, e não ter recebido transfusões de sangue desde 1980.

Onde doar medula óssea?

Se quer tornar-se dador de medula óssea, deve entrar em contacto com o centro de dadores da sua região, conhecidos por Centros de Histocompatibilidade do Norte, Centro e Sul, que lhe indicará qual o hospital ou centro de saúde a que se deve dirigir para efetuar o registo como dador, através do preenchimento de um breve questionário. Após a análise do mesmo, será chamado para fazer alguns testes, ficando, assim, na base de dados nacional e internacional de dadores de medula óssea.

Para doar Medula Óssea no Porto

Centro de Histocompatibilidade do Norte
Rua Dr. Roberto Frias - Pav. "Maria Fernanda"
4200-465 PORTO
Telefone: 225573470
Fax: 225501101
E-mail: administ@chn.pt

Para doar Medula Óssea no Centro

Centro de Histocompatibilidade do Centro
Praceta Prof. Mota Pinto, Edif. S. Jerónimo, 4.º piso
Apartado 9041
3001-301 COIMBRA
Telefone: 239480700
Fax: 239480790
E-mail: geral@histocentro.min-saude.pt

Para doar Medula Óssea em Lisboa

Centro de Histocompatibilidade do Sul
Alameda das Linhas de Torres, n.º 117
1769-001 LISBOA
Telefone: 217504100
Fax: 217504101
E-mail: lusotransplante@chsul.pt

Como é feita a colheita para transplante de medula óssea?

Ainda que se fale de transplante de medula óssea, na verdade, trata-se de uma transfusão ou reinfusão de células progenitoras, provenientes da medula do dador. Desta forma, as células saudáveis irão substituir as células doentes, sendo que o sucesso do procedimento depende do grau de compatibilidade entre dador e doente.
Existem três formas de colheita de medula óssea:

  • Colheita a partir da medula óssea, extraindo células progenitoras do interior dos ossos pélvicos. Este método implica anestesia e uma breve hospitalização.
  • Colheita a partir de uma veia do braço do dador, de células progenitoras periféricas. Previamente, o dador terá de ingerir um fármaco, de modo a estimular a produção e a circulação das células.
  • Colheita a partir das células do cordão umbilical, aquando do parto.

Todas as formas de colheita de medula óssea são completamente indolores e sem riscos para a saúde do dador.

Função da medula óssea

Presente no interior dos ossos longos e nas cavidades esponjosas dos ossos, como os da bacia, a medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido de consistência mole, onde estão alojadas as células progenitoras, que têm a capacidade de dar origem a qualquer célula do sangue periférico. Estas células progenitoras ou estaminais estão em constante renovação.

Atualizado em 03/06/2013