Qualidade sobre quantidade. Para dormir melhor em menos tempo, ganhando-se em saúde e em tempo precioso de vida, é preciso adotar algumas estratégias e ser-se fiel ao plano traçado.
Mexa-se
Faça exercício físico regularmente, nem que seja uma simples caminhada. O recomendado é exercitar o corpo 6 horas antes de se deitar.
Aproveite o dia
Aproveite a luz do dia ao máximo e durante a noite permita-se mergulhar na escuridão, sem interferências de ruídos e de luzes provenientes de aparelhos eletrónicos. Se precisar de algum barulho para adormecer, experimente música relaxante e programe a aparelhagem para se desligar sozinha.
Escolha bem o que come
A alimentação tem um papel importante nas energias da pessoa e no seu sono. Mantenha uma alimentação saudável, evitando refeições pesadas e passar várias horas sem comer.
Escolha bem o que bebe
Logo pela manhã deve beber água pois o corpo está desidratado. Já 4 horas antes de se deitar deve minimizar as bebidas, para não ter de se levantar de noite para ir à casa de banho. Já sabe que álcool, chás, refrigerantes e cafeína são inimigos do seu sono.
Siga um horário
Este é um comportamento chave para dormir melhor em menos tempo: tente acordar todos os dias à mesma hora, independentemente da hora em que adormeceu e da forma como dormiu, para habituar o organismo a esse horário. Dormir mais para compensar as horas de sono perdidas, como acontece ao fim-de-semana, torna mais difícil acordar no horário certo.
Treinar o corpo a se sentir cansado quando ele se devia sentir cansado e a levantar-se quando se ele se deve levantar, leva a um aumento de energia e de boa disposição.
Distraía a mente
Muita gente não consegue dormir por se encontrar preocupada, triste ou mesmo estimulada. Para dormir melhor é necessário distrair a mente da realidade, cansando-a. Um bom método é ler um livro antes de se deitar. Se necessário, anote as preocupações num papel e deixe para o dia seguinte.
Mudar de posição
Mude de posição de sono até encontrar a melhor posição para si. Confira as melhores posições para dormir.
Use o tempo e a energia
Pode levar um mês a habituar-se a esta rotina, mas uma vez implementado o sistema de como dormir melhor em menos tempo, deve aproveitar os benefícios do mesmo ao máximo, em algo produtivo e compensatório. Evite cair no desleixo, pois estará a atacar o sistema que criou.