Como Ensinar o Cão a Não Morder

Por:

Para treinar o seu cão a não morder, pode colocar alguns truques em marcha.

Repreender

Quando o pequenote morder diga alto e seriamente: "Não!". Saia e ignore-o. Se a repreensão não resultar, copie o comportamento da mãe cadela e dos seus irmãos: emita um latido para sinalizar que a força utilizada foi excessiva. Nunca brinque energeticamente com um cão bebé que tem tendência a morder. Espere que ele se acalme e fale com ele carinhosamente, mantendo a mão longe da boca dele. Em última instância, tenha uma garrafa spray com água por perto, para borrifar ligeiramente o seu focinho, na altura da mordidela.

Dar algo para morder

Se oferecer algo desafiador para o seu cão morder, como ossos duros embalados das marcas caninas, estará a prevenir problemas dentários e a evitar que ele ataque móveis, chinelos e outros objetos, aprendendo a separar o que lhe pertence e o que não lhe pertence.

Recompensar

Recompense o bom comportamento do seu pequeno com guloseimas. Brinque com ele. Nunca seja bruto com o animal de estimação, nem pense em bater-lhe – essa ação nunca traz boas consequências. Um reforço positivo, pelo contrário, sim. Pode ainda colocar um pouco de manteiga nas mãos, para ele habituar-se a lamber as mãos, em vez de as morder.

É normal um cão bebé morder, ora porque foi tirado da mãe muito cedo, ora porque quer chamar a atenção ou brincar. Cabe assim a si ensinar-lhe a parar de morder e a mostrar-lhe todos os limites. Em caso do cão não parar de morder, procure ajuda profissional para treinar o seu cão.

Atualizado em 16/08/2013