Sentar e deitar são os primeiros comandos que geralmente se ensinam a um cão, antes de se passar para outras ordens de comportamento.
Ensinar a Sentar
Um comando básico comum a todos os cães, passa por ordenar este a sentar-se. Comece por segurar um petisco acima da cabeça do cão, e quando ele sentar, dê-lhe a recompensa. Se ele continuar sentado, ande um pouco para ele o acompanhar.
Repita o método até o animal se sentar sempre que coloca uma guloseima sobre a sua cabeça. De seguida introduza o comando vocal “Senta” para o cão relacionar ao ato. Enfatize o fonema “Sen”. O desejado é dar o comando sem erguer a recompensa, presenteando o cão apenas quando este se senta.
Se houver confusão, erga a guloseima. Mais tarde dê o comando sem o petisco na mão, e recompense-o somente algumas vezes quando ele atender. Se ele desobedecer, não o recompense.
Ensinar a Deitar
Depois de saber sentar, ensine o cão a se deitar. Em frente a ele, com a mão a segurar a recompensa acima da cabeça, desça a mão progressivamente, para que ele acompanhe a guloseima com o focinho.
Quando estiver com o peito rente ao chão, recompense-o. Se ele mudar a posição, ou não acompanhar o movimento, não o recompense. Repita até que ele acompanhe a sua mão.
Quando ele deitar, afaste a mão para trás fazendo com que o cão continue na mesma posição. Recompense-o progressivamente até que ele faça o comando com rapidez.
Enfatize o primeiro fonema (“DEI-ta”) pouco antes, ou no momento em que ele deitar. Pode preceder o comando com o nome do cão, conduzindo-o até à posição de deitado.