Como Ensinar um Gato

Por:

Para ensinar um gato a obedecer preste atenção às próximas dicas. Seja persistente com o seu gato, além dos cães, também os felinos conseguem aprender a ter determinados comportamentos e a fazer alguns truques.

Ensinar um gato a ir à areia

Para ensinar o gato a fazer as necessidades na areia, deixe a caixa num local escondido dos olhares humanos. Se o gato fizer noutro local, limpe imediatamente e deixe ficar alguns vestígios na caixa da areia para ele dar com o lugar certo. Pode colocar outra caixa num local estratégico, para evitar que quando este se encontre longe do local se alivie rapidamente.

Ensinar um gato a ir à sanita

Depois de habituar o gato a ir à areia fazer as suas necessidades, o passo seguinte é levá-lo até à sanita. Coloque a caixa de areia encaixada entre a sanita e a tampa e dê-lhe tempo até se habituar ao novo espaço higiénico. Um dia ele poderá aliviar-se diretamente na sanita, sem a caixa de areia.

Ensinar um gato a não morder

Quando o gato o morder ou arranhar, emita um gemido e retire a sua mão calmamente. Se o fizer rapidamente, o gato julgará que está a brincar com ele e continuará a fazê-lo. Para repreender o gato pode agarrá-lo na pele da nuca, como faria a sua mãe, durantes poucos segundos.

Atirar-lhe um brinquedo como uma bola, para ele brincar, retira também a atenção do gato das suas mãos.

Ensinar um gato a não arranhar

Para o gato não arranhar móveis como sofás, dê-lhe um substituto como um arranhador e pendure-lhe um brinquedo, incentivando-o a usar esse espaço. Pode mesmo tranquilamente colocar as patas dianteiras do gato no arranhador e simular o arranhar para ele se habituar e deixar o seu odor. Colocar uma recompensa no topo do poste também é eficaz.

Se ele continuar a arranhar o sítio errado, coloque papel de alumínio ou fita adesiva para incentivar o gato a desistir de o fazer.

Para ensinar ao seu gato estes comportamentos, deve tentar seguir algumas dicas de treino.

Atualizado em 22/11/2013