Como Escolher o Nome do Bebé

Por:

Assim que é confirmada a gravidez, escolher o nome do bebé é um dos momentos mais entusiasmantes para os futuros pais, mas que, muitas vezes, acaba por se revelar numa difícil tarefa.

Saber como escolher o nome do bebé passa por ponderar uma série de fatores e possibilidades, tendo sempre em conta que será uma decisão para toda a vida.

Dicas para Escolher o Nome do Bebé

Faça uma lista

Comece por, juntamente com o seu companheiro, elaborar uma lista com as sugestões de ambos. Naturalmente, existem sempre alguns nomes que geram total desacordo, sendo por isso sensato eliminar esses da lista e cingirem-se a uma seleção de 5 nomes. Confira os nomes permitidos em Portugal.

Conheça o significado

Se está indecisa entre dois nomes, ao conhecer o significado dos mesmos, poderá perceber que um determinado nome tem mais a ver com aquilo que idealiza para o seu bebé. Ainda que não dever ser encarado como um fator determinante, o significado poderá dar-lhe uma nova visão sobre o nome.

Nomes de familiares

Ao decidir o nome para o seu bebé, poderá também fazê-lo em forma de homenagem, adotando o nome de uma avó, do pai ou da madrinha. Para que não existam desconfortos do outro lado da família, atribua o primeiro nome a um lado da família e inspire-se na outra árvore genealógica para decidir o segundo nome.

Nomes originais

Para muitos pais, o critério da singularidade é uma das principais preocupações na hora de escolher o nome do bebé. Se, por um lado, um nome fora do comum tem a capacidade de se evidenciar, por outro, poderá destoar ou ainda ser alvo de futuros desconfortos para a criança. Se apostar num nome diferente, faça-o com sensatez.

Diga em voz alta

Pegue na lista dos nomes “finalistas” e diga-os em voz alta, em diferentes situações e tons. Fique atenta à sonoridade e à melodia do nome, e não apenas à forma como este lhe soa no papel ou mentalmente. É importante que os conjugue também com os restantes nomes, em especial com o apelido. Desta forma, poderá chegar até à conclusão que a fonética do nome e apelido não conjugam.

Antecipe as possíveis alcunhas

Lembre-se da sua infância e de como a imaginação e as brincadeiras das outras crianças, por vezes, podem ser inconvenientes e embaraçosas. Ao ponderar determinados nomes, pense em todos as alcunhas, piadas e brincadeiras que desse nome podem advir.

Nomes repetidos

Pense nos nomes dos filhos das suas amigas, dos seus sobrinhos, afilhados e restantes crianças próximas, com as quais o seu filho irá lidar. Especialmente quando os nomes são repetidos dentro da mesma família, poderá gerar confusão, com a agravante de o apelido poder ser o mesmo. Se estiver mesmo determinada a não abrir mão de um determinado nome, que calha de ser igual ao do seu sobrinho, aposte num nome composto.

Conheça os nomes mais populares em Portugal.

Peça opinião

No caso de continuarem num impasse, pedir a opinião de amigos e familiares poderá ajudar a perceber qual a opção mais popular. Por outro lado, corre o risco de as preferências se dividirem, o que poderá gerar ainda maior confusão.

Chegue a um acordo

Quando a mãe sonha com um nome e o pai com outro radicalmente diferente, sem que se consiga chegar a um acordo, a forma mais sensata de solucionar o problema será negociarem que, por exemplo, a mãe escolhe o primeiro nome e o pai o segundo. O mesmo esquema pode ser aplicado se estiverem a planear mais filhos, podendo o pai ficar encarregue da escolha do nome do primeiro filho, e a mãe do segundo.

Espere pelo nascimento

Se os meses passam e, ainda assim, não sente certezas em relação a um determinado nome, esperar pelo nascimento poderá ser a melhor opção. Assim que olhar para o rosto do seu bebé, não irão restar dúvidas sobre o nome que melhor lhe assenta.

Fotos de Daniel Horacio Agostini
Atualizado em 05/01/2016