Se precisa de escrever um convite formal para um evento e não sabe bem como, preste atenção a estas instruções.
- Comece a elaborar um convite formal por equacionar quais são as informações mais importantes a enunciar: o tipo/motivo de evento, a morada completa, a data, o horário, o prazo de resposta ao convite (RSFF), número de contacto, alguma regra de vestuário, nome do organizador, etc.
- Ao fazer um convite formal, tenha o cuidado de o dirigir à pessoa com estima, fazendo referência ao cargo social, começando assim com expressões como “Caro Sr.” ou “Excelentíssimo Dr.", e usando a terceira pessoa.
- Se escrever os números por extenso, como os números da data e o horário, dará um tom ainda mais formal ao convite. Da mesma forma, não abrevie palavras como rua, avenida, bloco, etc., e escreva os nomes das pessoas completos. Se não souber o nome do meio de um convidado, omita essa informação, em vez de usar uma inicial.
- Centralize o texto, à exceção dos nomes do remetente, do destinatário, e das instruções sobre como responder ao convite, como RSFF (responder se faz favor) e relativas ao traje a utilizar.
- Escolha uma fonte de letra clássica para escrever o convite formal, como por exemplo Times New Roman ou Script. Mantenha a cor da fonte em preto. Um papel mais grosso e ligeiramente mais escuro (creme ou marfim) pode tornar o convite mais elegante e formal.
- Por fim, deve enviar o convite formal por correio com uma antecedência de 3 semanas (com mais antecedência para eventos como casamentos) e esperar confirmação de presença ou de ausência por telefone ou correio.