Se precisa de fazer uma carta de motivação para um mestrado pode anotar as seguintes dicas para a elaborar.
Ler as indicações com atenção
Leia atentamente as indicações para a carta de motivação se estas forem disponibilizadas. É com base nestas indicações que deve construir a sua carta de motivação.
Escolher o tom adequado
Algumas áreas requerem uma carta de motivação mais formal. Outras dão mais asas para a criatividade e informalidade. Adeque o tom da sua carta de motivação à área em questão.
Fazer uma breve apresentação
Apresente-se de forma organizada e resumida, enquadrando as suas experiências e competências no contexto do mestrado. Demonstre que se encaixaria perfeitamente no mestrado. Seja sincero e desvende um pouco sobre si. Diga o que o mestrado e o que a área de estudo significam para si. Fale no seu passado, mas explicando como o mestrado presente é fundamental para o seu futuro.
Mencionar o relevo da universidade
Se está a escrever uma carta de motivação para uma universidade estrangeira, destaque a importância e a reputação da universidade. Tem de explicar o interesse nesta instituição e o mérito dela.
Incluir nova informação
Não se limite a repetir informação que está no currículo. Inclua novas informações relevantes para a frequência do mestrado.
Falar em objetivos
Mencione a importância do estudo do mestrado e quais os seus objetivos. Fale sobre como o mestrado o vai ajudar a melhorar o seu currículo e no desenvolvimento da sua carreira. Refira o que vai conseguir aprender com este mestrado.
Encarar carta como uma entrevista de emprego
Imagine que está a escrever uma carta de motivação como se estivesse a responder a uma entrevista de emprego, demonstrando que é o candidato ideal à vaga.