Fica a sensação que os fins de semana passam a voar mas a verdade é que uma pessoa passa mais tempo a descansar do que a trabalhar. Ao fim de semana tem cerca de 64 horas para si e à semana tem 40 horas para os outros, para o trabalho. Como então aproveitar o fim de semana ao máximo e não perder tempo a procrastinar?
Não ir logo para casa
Mal acabe o trabalho na sexta-feira, prefira resolver logo as questões e tarefas pendentes, em vez de ir para casa e não fazer mais nesse dia. Passe pelo hipermercado e faça as suas compras, pague as contas e tudo o mais que ainda tiver que fazer.
Já por casa lave a roupa ou arrume as divisões. Deixe o sábado e o domingo respirarem livremente, sem ter responsabilidades a pesar na sua consciência.
Não dormir em demasia
Muita gente aproveita o fim de semana para colocar o sono em dia, mas a verdade é que assim a pessoa está a desperdiçar muitas horas do fim de semana a dormir e a colocar em causa o seu ritmo biológico. Segunda custará muito mais a acordar, pelo que o mais indicado é acordar todos os dias à mesma hora e incluir algumas sestas curtas, para afastar emoções negativas e aumentar a atenção.
Desligar da matriz
Se passa a semana no computador não deve passar o fim de semana no computador. Desligue-se de computadores, internet, telemóveis, tablets, televisões e simplesmente aprecie o fim de semana. A sua mente agradece afastar-se do stress, complicações e notícias pesadas.
Tempo com os amigos
Tem muito tempo em mãos ao fim de semana. Devolva as chamadas ou convites dos amigos para um encontro, passe tempo com a família e a cara metade. Lembre-se que o convívio é fundamental para o bem estar.
Tempo com a natureza
Em vez de passar horas no shopping e stressar com um lugar de estacionamento, pode (e deve) procurar passar algum tempo ao ar livre, entrando em contacto com a natureza. Tanto vale um passeio junto ao mar, como uma caminhada no bosque, um passeio de bicicleta, etc.
Exercício físico
Aproveite as manhãs para fazer desporto. Fazer exercício é fundamental para a saúde e forma física, assim como para o sentimento de realização e felicidade.
Desfrutar sem pressas
Tome as refeições com tempo. Divirta-se com os amigos. Ria-se muito. Não apresse os momentos de prazer. Para tirar o máximo partido do fim de semana deve olhar para ele como um período contínuo e não como um curto período, onde há metas a cumprir muito rapidamente, como no trabalho.
Programar os domingos
É fácil cair no marasmo ao domingo e no pessimismo, começando a sofrer com antecedência ao pensar na semana de trabalho que vem pela frente. O segredo é programar algo de interessante para o domingo à tarde ou noite, deixando a mente entusiasmada com isso.
Saia da cidade, conheça novos locais, faça algo que sempre quis fazer, risque a sua lista de coisas para fazer antes de morrer, dedique-se a passatempos como fotografia, pintura, etc. Aproveite pois ainda tem tempo e para o próximo fim de semana há mais.