Como os Estrangeiros Pagam as SCUTS

Tem um veículo com matrícula estrangeira e não sabe como pagar as portagens nas ex-SCUT? Não entre em pânico. Para pagar portagens com veículos de estrangeiros dispõe de dois principais métodos que o Online24 lhe passa a explicar de seguida, dois sistemas preparados pela Estradas de Portugal, com vista a facilitar a circulação nas auto-estradas portuguesas.

Cartão Pré-pago SCUT

Comprar um cartão pré-carregado com um montante inicial (de 5, 10, 20 ou 40€) antes de cruzar a fronteira, ao qual se associa a matrícula do carro. Para tal o condutor deve enviar antes uma SMS para ativar o pagamento. Este “cartão portagens”, ou Toll Card, encontra-se à venda online, no estrangeiro e também em Portugal: nas estações de serviço das auto-estradas, nos balcões dos CTT e em locais aderentes.

EASY Toll

Associar a matrícula do carro ao cartão bancário do seu condutor. Este método é o chamado Easy Toll, onde o pagamento da portagem é feito em máquina. Para se proceder à transação, os condutores dos veículos de matrícula estrangeira passam o seu cartão na máquina e o sistema associa a matrícula do automóvel ao cartão bancário. O cliente receberá um talão comprovativo, que funcionará com um “passe-portagens”. Este meio de pagamento encontra-se disponível junto à ponte do Guadiana, em Vila Real de Santo António (A22), Vilar Formoso (A25), Chaves (A24) e Vila Nova de Cerveira (EN13).

Estes são os dois grandes meios existentes para os veículos de matrícula estrangeira poderem pagar as portagens nas ex-SCUT portuguesas. Mais existem mais dois métodos alternativos para o pagamento de portagens SCUT por estrangeiros.

Atualizado em 17/03/2016