Chegou a altura de começar a estudar para os exames. Em vez de entrar em pânico, organize-se e siga estes passos. Vai ver que vale a pena.
Organizar estudo
Planeie na véspera o que vai estudar no dia seguinte. Crie objetivos realistas e estude aquilo que for fácil primeiro, para depois poder concentrar-se naquilo que for mais difícil. Não tenha vergonha de pedir ajuda se precisar. Saber como organizar o estudo é essencial.
Crie um horário de estudo e mantenha-se fiel
Por exemplo:
- 08h00 - Acordar, tomar banho, tomar o pequeno-almoço
- 09h00 às 12h00 - Estudar
- 12h00 às 13h00 - Pausa para o almoço
- 13h00 às 15h30 - Estudar
- 15h30 às 16h30 - Pausa da tarde
- 16h30 às 18h00 - Estudar
- 18h00 às 18h30 - Pausa
- 18h30 às 19h30 - Estudar
- 19h30 às 20h30 - Jantar, tempo livre
- 23h00 - Dormir
Pode apontar o seu horário de trabalho numa aplicação de horário de escolar.
As pausas são essenciais para um estudo eficaz. Não se desleixe no estudo e não se desleixe no descanso!
Usar os seus ritmos e horários
Não adianta ter um horário como o que vimos acima se for irrealista para o seu ritmo de vida. Se estiver demasiado cansado para estudar, não estude. É melhor estudar duas horas quando estiver fresco e alerta, do que três ou quatro horas até às duas da manhã. Use para o estudo a altura do dia em que costuma estar mais bem-disposto e se sente com mais energia.
Reescrever os seus apontamentos
O sucesso do estudo na época de exames começa logo no início do ano! Se tirou bons apontamentos ao longo do ano, agora vai ser mais fácil estudar. Se não o fez, pode tentar arranjar as notas de um amigo. O importante é reescrever esses apontamentos - o também chamado "passar a limpo". Para além de refrescar a memória, escrever a matéria ajuda-o a pensar naquilo que está a ler, e costuma ser mais eficaz do que apenas ler.
Adaptar o estilo de estudo
Se estiver a estudar para um exame de Matemática ou Física, não adianta apenas ler, ou reescrever textos teóricos. Parece óbvio, mas resolver problemas é a melhor maneira de estudar nestes casos. Já nas disciplinas mais teóricas, como História ou Filosofia, ler e reescrever notas são as melhores maneiras de estudar. O importante é perguntar-se: "O que é que este exame vai testar? Será a minha capacidade de resolver problemas? A minha memória? A minha criatividade?". Foque no objetivo da disciplina que tem entre mãos.
Preparar o ambiente de estudo
Certifique-se de que tem:
- Um local calmo e agradável (interior ou exterior, o que funcionar melhor para si);
- Luz suficiente para estudar;
- Uma boa mesa onde escrever;
- Uma cadeira confortável;
E que não tem:
- Televisão ligada;
- Música de que gosta nas alturas (a música pode ajudar, mas se estiver a cantar em vez de estudar, é melhor deixá-la de lado);
- Coisas fora do sítio por todo o lado;
- Pessoas à sua volta que o vão distrair porque não têm de estudar.
Existem estudos que dizem que um pouco de ruído de fundo ajuda a concentração. Estar num café por exemplo, pode ajudar. O Coffitivity é um site que proporciona o ruído de um café para quem não quer sair de casa. Misturado com um pouco de música de fundo (baixa, para que não o distraia) pode ser um bom aliado no estudo.
Fique com música para estudar.
Colocar-se no lugar do professor
O que acha que o professor vai colocar no exame? Que tipo de "ratoeiras" podem surgir? Que parte da matéria mereceu mais tempo ao longo das aulas? Tente pensar em perguntas que podem sair no exame e tente respondê-las (arranjar exames de anos anteriores pode ajudar também!).
Começar o exame na véspera
- Durma bem na véspera do exame - no mínimo 8 horas é o ideal;
- Coma bem, tome um bom pequeno-almoço, com proteínas, vegetais e frutas (banana é uma boa opção);
- Chegue cedo ao local do exame e esteja preparado para começar e concentrado pelo menos 5 minutos antes.