Mais do que estudar muito, interessa saber como estudar para os exames nacionais, com eficiência, pois a quantidade pode não ser sinónimo de qualidade.
Planeamento
O primeiro cuidado a ter na hora de começar a estudar para os exames nacionais é marcar as datas dos exames no calendário e decidir o tempo de estudo para cada exame consoante a sua dificuldade. Isto pode ser feito nas apps de organização de horário escolar.
Horário
Depois deve-se marcar um horário de estudo diário, tirando tempo para descansar e para fazer outras atividades. Para o estudo ser eficaz é necessário também fazer pausas e outras atividades, como exercício físico, para libertar a mente.
Local de estudo
Tem de se escolher um local de estudo ideal, sem distrações e interrupções. Se em casa não existem condições para o estudo, podem ser utilizados locais como as bibliotecas. Veja os melhores locais para estudar em Lisboa, no Porto e em Coimbra.
Alimentação
A boa preparação para os exames nacionais também passa pela alimentação. Confira o que comer antes dos exames para manter o corpo e a mente sempre frescos.
Apoio
Instale apps que ajudam nos exames nacionais. Peça ajuda aos amigos em caso de dúvida. Nas disciplinas mais difíceis pode até ser boa ideia pedir explicações profissionais.
Praticar
Para uma melhor preparação para os exames recomenda-se fazer exames nacionais que estão disponíveis online, baixando exemplos de exames, para imprimir e testar os conhecimentos, comparando com as correções dos exames nacionais.
Esquematizar
É importante fazer esquemas de estudo para compreender e assimilar melhor a matéria. Como cada pessoa tem a sua forma de estudar e de memorizar a matéria, convém fazer esquemas pessoais e recorrer a diferentes técnicas de memorização de estudo.