A fadiga mental e o stress andam de mãos dadas. Se o seu objetivo é evitar a fatiga mental e manter a produtividade, eis o que deve fazer.
Organizar trabalho
Organize o seu trabalho. Use uma agenda para apontar e para programar as suas tarefas, por horas, fugindo à estratégia multitarefas. Não preencha a sua mente de preocupações. Coloque-as em papel. Organizar-se é o primeiro passo para suavizar as responsabilidades e para dividir as tarefas por tempos de concretização.
Cortar nas atividades não produtivas
Veja onde desperdiça tempo durante o quotidiano. O tempo mal gasto causa desconforto mental. O indicado é canalizar esse tempo para atividades que trazem prazer à pessoa.
Alimentação
Como evitar a fadiga mental também passa pela alimentação. Os maus hábitos alimentares contribuem para a fraqueza física e mental, razão pela qual deve apostar numa alimentação saudável. Fuja aos açúcares e beba muita água. Os suplementos alimentares multivitamínicos também podem ser úteis para colmatar falhas na alimentação e para evitar o cansaço mental.
Desporto
A atividade física tem repercussões no estado anímico das pessoas. Corpo e mente estão intimamente ligados. Cansar o corpo pode ser a solução perfeita para libertar a mente.
Desligar-se
A tecnologia causa desgaste mental se usada em demasia. Tente desligar-se da tecnologia aos poucos para não sujeitar tanto a mente a estímulos e pressões. Se trabalha o dia todo ao computador comece a fazer pausas mais frequentes. Mantenha-se ativo e não estagnado ao ecrã.
Dormir
Descanse também o suficiente. Para os adultos o tempo ideal de sono é de 7 a 8 horas. A assimilação de informação por parte do cérebro é uma das razões pelas quais precisamos de dormir.