Para evitar a fadiga muscular no trabalho, onde passa muito tempo do seu dia, precisa de ter alguns cuidados. Não há volta a dar: o trabalho excessivo cansa o corpo e o estado mental da pessoa ressente-se com isso, sendo necessário adotar alguns comportamentos básicos para combater a fadiga.
Sono
Tente dormir todos os dias um mínimo de 7 horas. Sem o repouso devido, o seu corpo estará sempre cansado e sem energia.
Alimentação
Grande parte do combate à fadiga muscular passa pela alimentação. Tenha cuidado com o mete no corpo. Prefira preencher as reservas de energia do seu corpo com uma alimentação saudável e equilibrada. O seu organismo pode estar em falha em determinado nutriente, pelo que uma visita ao nutricionista pode ajudar neste capítulo. Este pode receitar o complemento da alimentação com suplementos alimentares. Beba também bastante água.
Carga
Diminua a carga de atividade física ou de trabalho que coloca ao seu corpo. Pode-o fazer sucessivamente, diminuindo a carga um pouco mais a cada dia que passa.
Stress
Existem formas simples de combater o stress no trabalho. A fadiga muscular que sente (a diminuição da capacidade de resposta dos músculos), pode ser uma consequência do stress físico a que se sujeita.
Exercícios
A cada hora de trabalho, faça uma pausa de 10 minutos para alongamentos. Aperte dedos e punhos entre si, feche as mãos e gire os pulsos. Rode os pulsos em círculo, com as mãos livres, no sentido do relógio e no seu oposto. Levante-se e caminhe por um bocado.