Fazer festas a um gato pode parecer algo muito simples, mas ainda tem algo que se lhe diga. As melhores zonas para fazer festas a um gato são a cabeça, o peito e as costas.
Momento certo
Deixe o gato sentir-se confortável consigo, rodeando-o e cheirando-o, antes de lhe fazer festas. Quando este parecer confortável consigo, comece com as carícias. Estenda a mão à zona da boca, para ele cheirar a mão e “medir” a sua intenção para com ele. Os gatos “cumprimentam-se” pelo nariz, pelo que este gesto é como um aperto de mão. Abra a palma da mão e delicie o gato suavemente com mimos (e a si no processo).
Onde fazer festas?
O sítio preferido do gato para as carícias é na cabeça, entre os olhos e as orelhas, uma zona que eles usam para “marcar” as pessoas e os objetos. Por baixo do queixo, também é apreciado pelo felino, uma zona onde ele não consegue chegar com a língua.
Nas costas encontra o local mais seguro para fazer festas a um gato, no sentido do crescimento do pelo.
Já no peito só deve fazer festas quando o gato o permitir (quando ele expor a zona por sua vontade).
Sinais de alegria
O gato dir-lhe-á que está a gostar das festas se ronronar, piscar os olhos lentamente ou os fechar.
Sinais de alerta
Preste atenção aos sinais de alerta de tensão que o gato lhe dá. Mexer a cauda e baixar as orelhas são dois sinais que o gato dá quanto está irritado ou tenso. Bufar, rosnar, arranhar e morder são indícios mais evidentes de que ele não está a gostar da brincadeira.