Veja como fazer os alunos participarem das aulas de forma simples, natural e eficaz. Estas sugestões podem ser adaptadas ou servir de referência para outras estratégias de participação.
Avaliação
Explique desde início aos alunos que a participação conta para a avaliação.
Colocar aluno à vontade
Crie situações na sala de aula nas quais o aluno se sinta à vontade para exprimir-se. Desvalorize amigavelmente as más participações e dê um feedback positivo às boas.
Amizade
Conquiste o aluno ao ser seu amigo e não um professor castigador.
Analogias
Associe a matéria dada às vivências dos alunos. Assim ele perceberá a utilidade do estudo e ficará mais interessado.
Colaboração
Peça diretamente a participação dos alunos mais introvertidos.
Levantar problemas
Levante questões, problemas coletivos para a turma resolver. O aluno sentir-se-á valorizado e quererá ser útil no encontro da solução.
Cooperação
Incentive a cooperação dos colegas entre si. Divida a turma em grupos para alguns trabalhos e deixe-os nomear um porta voz por grupo.
Flexibilidade
Algumas aulas podem ser menos rígidas e adaptadas ao momento. Pode por exemplo criar debates para uma determinada matéria com diferentes pontos de vista. Um acontecimento menos positivo pode ser tornado numa conversa de turma informal.
Programar participação
Crie situações para a participação programada. Se existe uma leitura obrigatória, por exemplo, divida os capítulos do livro por grupos e peça apresentações sobre o capítulo.