Para fazer o cão parar de ladrar a toda a hora, podem-se colocar em prática algumas técnicas.
Eliminar os estímulos
Se o cão ladra a uma pessoa que passa no portão ou janela, traga-o para dentro de casa, ou coloque-o noutra divisão (ou encerre as cortinas). Se ele ladrar sempre que toca a campainha, peça a alguém que toque ligeiramente com a mão na porta. O som baixo deve ser suficiente para o cão não desatar a ladrar. Elogie e recompense o cão pelo seu bom comportamento com uma guloseima. Repita o processo aumentando a intensidade: de um leve toque ao bater à porta, até ao tocar à campainha. Com tempo e prática, o cão deixará de ladrar e começará em vez a cheirar a porta sempre que alguém tocar.
Pode ainda pedir ao cão para ter um comportamento incompatível com o ladrar. Quando alguém bater à porta, por exemplo, e ele ladrar, atire uma guloseima para o seu tapete e diga-lhe para ir para lá. Repita o processo até o cão ficar sempre no seu tapete e ignorar o estímulo.
Ignorar o latido
Geralmente é o próprio dono que treina sem querer o cão para latir. Quando o cão quer algo, ele começa a ladrar e o dono vai ver o que ele quer, dando a ideia ao cão de que basta ladrar para ter o desejado. O dono, quando entender que o cão quer algo, deve esperar que este se acalme, e só depois de calado atender ao seu pedido.
O dono pode ainda cair no erro de fazer barulho quando o cão ladra, ou gritar com ele, ficando o cão iludido: ele imagina que ambos fazem parte de uma matilha e que estão a libertar o seu grito de guerra, elevando ainda mais o seu latir.
O ideal é evitar dar atenção ao cão quando ele ladra: não tocar, falar, ou olhar para ele. Quando ele se calar, recompense-o com uma guloseima. Assim, o cão entenderá que quanto mais ladra, mais ele é ignorado.
Ensinar a calar
Pode parecer um contrassenso, mas o dono pode ensinar o cão a ladrar em primeiro lugar, para depois lhe ensinar a calar. Dando o comando “fala”, espere que o cão ladre algumas vezes, espetando-lhe uma boa recompensa no nariz. Ao calar-se para cheirar a guloseima, elogio-o e dê-lhe a mesma. Repita sempre até ele aprender este comando.
Agora, num ambiente calmo, diga-lhe para “falar” e depois “calado” ou “quieto”, quando este começar a ladrar, colocando-lhe a recompensa à frente do nariz. Louve-o por ser calar e dê-lhe a guloseima.
Exercício Físico
Estimule e gaste as energias do seu cão com um ou dois passeios diários e com brincadeiras como buscar a bola. Um cão que não se exercita começa a ter comportamentos destrutivos ou a ladrar de frustração e aborrecimento. Com exercício, ele estará mais cansado e feliz.
Tente sempre compreender e recompensar o seu cão, muitas pessoas tentam fazer o cão parar de ladrar com pequenos sustos, como borrifar-lhe gotas de água ou ao fazer barulho com uma lata de moedas, ou até com uma coleira anti-latido, mas o ideal é mesmo treinar o seu cão a não ter este comportamento.