Como Fazer um Relacionamento à Distância Funcionar

Por:

Longe da vista, perto do coração. A distância pode fazer bem a uma relação, mas também a pode matar, já que manter uma relação à distância não é para toda a gente. Veja como fazer um relacionamento à distância funcionar com 8 passos de amor e dedicação.

Manter o contacto

É fundamental manter o contacto numa relação, desde chamadas vídeos no Skype e Facebook a SMS, e-mails e telefonemas. As duas vidas devem ser partilhadas, das pequenas às grandes coisas, e a distância entre elas deve ser cortada, pela comunicação diária.

Tirar tempo para si

Uma das vantagens do relacionamento à distância é que cada um pode tirar tempo para si, evitando-se discussões e rotinas de uma vida diária a dois. Mantenha o contacto com o parceiro sim, mas não o sufoque. Aproveite também para fazer o que lhe convém, para viver a sua vida e se manter feliz só por si.

Visitar com frequência

Marcar encontros entre os dois quando as datas o permitem é fundamental para manter um relacionamento à distância vivo. Os encontros são até mais sentidos e emocionantes, sendo uma altura ideal para mostrar romantismo e todo o amor pelo outro.

Confiar

A desconfiança e o desejo de controlo podem terminar com uma relação. Há sempre o risco de se conhecer alguém novo, quer a 400 km de distância, quer a 4 km, quer dentro da própria casa, por isso não vale a pena tornar-se irritante para o outro e cavar a sua própria sepultura.

Estabelecer limites

Apesar de ser positiva e confiante, a pessoa deve estabelecer limites para o que é aceitável ou não e falar sobre isso. O lema não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a si aplica-se sobretudo numa relação à distância.

Surpreender

Para manter a chama do amor acesa, faça surpresas à cara metade. Envie fotos, cartas, postais, flores ou prendas feitas à mão (desde montagens de fotografias do casal ao retrato do parceiro). Lembre-se de todas as datas importantes da relação. Seja entusiasta e romântico, pois a rotina e o tédio são espinhos na rosa da relação.

Partilhar objetivos

Uma forma de apostar na relação à distância passa por estabelecerem objetivos comuns, como trabalharem perto um do outro e viverem juntos. A grande distância pode ser uma barreira no presente, mas no futuro ela pode ser apenas uma pequena memória do passado.

Partilhar experiências

Desde partilhar pequenos momentos, como ver uma série ou filme juntos pela webcam, a jogarem o mesmo jogo online, de tirar fotografias a si próprio em alguns momentos do dia-a-dia a fazerem atividades em conjunto (como tirar cursos online), é importante fazer com que a distância mental que separa os dois seja menor que a distância física e real. As linhas que unem devem sempre ser mais fortes do que aquelas que separam.

Atualizado em 14/01/2014