Como Fazer um Relatório

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Um relatório é uma exposição escrita de informações utilizada para referir resultados de uma determinada atividade, experiência, projeto, observação, pesquisa, ou acontecimento.

Um bom relatório é claro, completo e elucidativo, utilizando uma linguagem formal e objetiva e rejeitando tudo o que é supérfluo. Apesar de não existir uma forma única para se apresentar um relatório, é normal que ele siga uma determinada estrutura.

Estrutura de um relatório

Capa

A capa introduz o título, autor e a data do relatório. Esta folha de rosto não é numerada.

Introdução

Na introdução deve fazer-se uma breve referência ao assunto que vai ser tratado e à sua importância, explicando quais os objetivos e a metodologia do relatório. Nesta fase colocam-se todas as questões que se pretendem ver respondidas com o relatório. É um resumo do que vai ser tratado no relatório.

Desenvolvimento

A fundamentação teórica apresenta as noções base do relatório. No entanto, deve conter apenas a informação estritamente essencial à sua problemática. Para compilar e resumir a informação pode por exemplo usar gráficos e tabelas.

As ideias do desenvolvimento devem estar bem articuladas entre si, de forma a criar uma linha de raciocínio e de acompanhamento para o seu leitor, deixando já ficar algumas noções para a fase seguinte do relatório: a conclusão.

Conclusão

Depois do desenvolvimento que conferiu consistência ao relatório é chegada a hora de apresentar o desfecho de todas as informações. Na conclusão colocam-se os resultados da interpretação das informações sucintamente, respondendo-se às questões inicialmente colocadas (podendo-se ainda levantar questões adicionais).

Bibliografia

No final deve sempre figurar uma lista das fontes utilizadas na elaboração do relatório. Se consultou livros e outros documentos é fulcral que os referencie na bibliografia.

Anexos

Os relatórios podem conter anexos com informações extra (imagens, textos, tabelas etc.). Estas devem ser indicadas ao longo do relatório e apresentadas no seu final.

Formatação

Se a formatação não tiver sido indicada previamente, pode usar um espaçamento de 1,5 ou então de 2 espaços se o seu relatório for demasiado pequeno. Escolha um tipo de letra simples, tamanho 11 ou 12, faça distinção entre títulos, subtítulos e utilize negrito para considerações importantes.

No Microsoft Word encontra modelos de relatórios que lhe podem ser úteis. Clique no botão do Office e em Novo. Em Modelos selecione Relatórios. Por fim, escolha um modelo ideal para o seu relatório.

como fazer um relatório


Leia bem o relatório antes de o imprimir. Apague eventuais erros e o que não é necessário, ou então explore mais um tema que não lhe pareça bem desenvolvido.

Se o seu relatório tiver várias páginas encaderne o mesmo em vez de o agrafar, para ficar mais atrativo e profissional. Faça mais do que uma cópia do relatório. Pode também entregar uma cópia em formato digital juntamente com o relatório.

Atualizado em 06/05/2013