A ata é um registo escrito que resume fielmente as ocorrências e decisões de uma reunião ou assembleia. Após assinatura dos presentes, a ata constitui prova das medidas tomadas, das manifestações dos participantes e da existência da reunião.
Estrutura de uma Ata
A ata de uma reunião visa documentar simples e objetivamente tudo que foi discutido e deliberado numa reunião.
A ata deve conter:
- o dia, mês, hora e local da reunião
- o assunto da reunião
- os nomes dos participantes e dos ausentes (assim como os seus cargos)
- a indicação da ordem de trabalhos
- a referência aos assuntos discutidos, às intervenções e declarações e indicação de possíveis votações (as informações sobre as argumentações e decisões figuram exatamente na ordem em que ocorreram).
- compromissos e prazos adotados
- descrição das conclusões e decisões provenientes da reunião
Tradicionalmente as atas são escritas à mão e sem parágrafos, mas as regras de formatação têm sido preteridas ao longo do tempo por esquemas mais simples de leitura e interpretação.
Alguns programas (como o Microsoft Word) apresentam modelos para serem preenchidos, com as informações da reunião.
Algumas empresas adotam mesmo padrões para os seus documentos. Manter este padrão nas atas de reunião facilita o trabalho e ajuda a preservar a identidade visual da empresa, pelo que deve verificar se a sua empresa já tem um modelo de ata de reunião. Caso não tenha, escolha um formato de leitura confortável, que contenha na sua estrutura as informações mais relevantes.
Em todo o caso, a ata deve ser redigida em linguagem formal, objetiva, sem gírias, abreviaturas e erros ortográficos, fechando espaços para evitar modificações posteriores. Os números devem ser escritos por extenso e usar-se o pretérito perfeito do indicativo.
Ata de uma Reunião de Condomínio
Para uma ata de reunião de condomínio devem respeitar-se as mesmas indicações.
Consulte e descarregue um modelo de ata que poderá ser adaptado aos diferentes casos: descarregar.