Uma candidatura espontânea demonstra o interesse do candidato em ocupar determinada posição de trabalho, funcionando como uma carta de apresentação do candidato aos seus avaliadores, mesmo não tendo estes aberto uma vaga em específico.
O que deve conter?
A candidatura espontânea deve apresentar:
- dados pessoais,
- dados do destinatário, incluindo o título do destinatário se souber especificar, caso contrário deverá usar "Exmo(a). Senhor(a)" ou "Exmo(a)s. Senhore(a)s",
- data,
- assunto,
- apresentação do candidato: nome, curso, universidade, o cargo a que se candidata, qualidades, características, conhecimentos, como pode ser útil à empresa, pedido de uma entrevista, outros dados para contacto,
- explicação da candidatura,
- despedida,
- assinatura do candidato,
- anexos - indicando os documentos que envia em anexo, como o Curriculum Vitae.
A candidatura espontânea deve passar uma imagem positiva do candidato, através de uma linguagem direta e entusiasta. Mostrar originalidade na introdução e na despedida, evitando frases feitas, é um ponto a favor do candidato.
Exemplo de candidatura espontânea
Um modelo de candidatura espontânea, a título de exemplo é:
Nome
Morada
Telemóvel
E-mail
Nome do destinatário
Cargo
Nome da empresa
Endereço
Assunto
Localidade, dia, mês e ano
Ex.mo(a) Sr. (a)
Chamo-me…, tenho… anos e sou licenciado em…, pela universidade… Esta formação académica foi enriquecida com…
Tendo acompanhado o excelente trabalho desenvolvido pela V/ empresa ao longo dos últimos tempos, permita-me dizer que me identifico com o projeto e que o admiro em grande medida.
Sendo assim, apresento deste modo a minha candidatura a um lugar no Departamento de… Penso que a minha experiência em… me permitirá dar um contributo valioso à V/ empresa.
Agradecendo desde já a atenção e o interesse dispensado nesta minha candidatura, manifesto a minha inteira e imediata disponibilidade para esclarecer qualquer dúvida em entrevista.
Subscrevo-me com a máxima consideração.
Respeitosamente,
(assinatura)
Anexo: Curriculum Vitae