O sistema digestivo é responsável pela absorção e transporte de todos os nutrientes que o corpo precisa para se desenvolver, eliminando impurezas do organismo. Enquanto lê este artigo de como funciona o sistema digestivo humano, já ele se encontra a trabalhar, para fornecer os nutrientes necessários às diferentes funções do seu organismo.
Sistema Digestivo Completo
O sistema digestivo humano, considerado um sistema digestivo completo, é composto por um conjunto de órgãos cuja função é a realização da digestão, e que vão desde a boca até ao ânus, numa extensão de 6 a 9 metros, (9 metros num ser humano adulto). Este percurso da digestão termina geralmente numa questão de horas. Dividindo as tarefas pelos seus órgãos, o sistema digestivo opera de forma harmoniosa, sendo ainda auxiliado pelo fígado, pâncreas, cérebro e sistema nervoso.
O sistema digestivo é constituído pelos seguintes órgãos:
- boca
- faringe
- esôfago
- estômago
- intestino delgado (duodeno, jejuno, íleo)
- intestino grosso (apêndice, ceco, cólon, reto)
Sistema digestivo em PDF
Abaixo vai encontrar o diagrama do sistema digestivo em formato JPG. Se preferir, pode encontrar aqui o diagrama do sistema digestivo em pdf.
Funcionamento do Sistema Digestivo (Resumo)
- Começando na boca, o mastigar dos alimentos leva à formação do chamado bolo alimentar. A saliva contribui com a amílase, enzima que ajuda a digerir os amidos.
- O bolo alimentar é depois transportado ao estômago pelo esôfago, que é apenas um órgão de condução, não participando no processamento do alimento. Para lá chegar, a laringe eleva-se, enquanto que a epiglote se baixa, possibilitando a passagem do alimento para o esôfago.
- O esôfago contrai-se e relaxa sucessivamente. Estes movimentos são chamados de movimentos peristálticos e levam o alimento ao estômago, qualquer que seja a posição em que a pessoa se encontre.
- Quando o bolo está para entrar no estômago, abre-se o esfíncter inferior do esôfago. Ao cair no estômago, o bolo é banhado pelo suco gástrico, um suco constituído de ácido clorídrico, enzimas, e muco estomacal. Cerca de três contrações peristálticas por minuto vão misturando o suco gástrico ao bolo alimentar, até deixá-lo em creme.
- O fígado produz outra substância ácida, a bílis, com sais que ajudam a queimar gorduras, enquanto o pâncreas contribui com o suco pancreático, que contém mais amílase.
- A saída do estômago acontece através do piloro, um válvula do aparelho digestivo, que liberta o bolo aos poucos para o duodeno, o primeiro segmento do intestino delgado, onde decorre a mistura com as secreções provenientes do fígado e do pâncreas.
- Já no jejuno, a segunda parte do intestino delgado, o alimento começa, por fim, a ser absorvido, libertando o organismo líquido para facilitar o processo. No intestino delgado encontram-se minúsculas elevações denominadas vilosidades intestinais, cuja função é absorver os nutrientes dos alimentos. As vilosidades possuem, em seu interior, vasos sanguíneos e linfáticos que recolhem os alimentos transformados.
- A terceira e última seção do intestino delgado é o íleo. Aqui surgem bactérias que ajudam na reabsorção dos sais biliares, para reaproveitá-los numa próxima digestão.
- O bolo chega por fim ao intestino grosso, ocorrendo uma grande reabsorção de água pelo organismo. Assim, ele vai ficando com uma forma pastosa. Ao entrar em contato com o cólon, entram em cena as bactérias responsáveis pelo odor do bolo fecal.
- As fezes são eliminadas pelo reto, e são formadas maioritariamente por celulose, além de células mortas do tubo digestivo e de outras moléculas demasiado grandes para serem absorvidas.