De forma resumida, é assim que funciona o sistema reprodutor feminino:
Funcionamento do Sistema Reprodutor Feminino
- A vagina é um canal de cerca de 8 a 10 cm de cumprimento. A sua fisionomia interna é composta de paredes elásticas, com função de ligar o colo do útero aos genitais mais externos. A vagina possui, em cada lado da sua abertura, 2 glândulas que segregam um muco lubrificante, glândulas de Bartholin. A entrada da vagina é protegida por um membrana chamada Hímen, que fecha de forma parcial o orifício vulvo-vaginal, membrana essa que se rompe nas primeiras relações sexuais. A vagina é o local por onde a mulher expulsa a menstruação e onde o pênis deposita o seu esperma durante a relação sexual e por seguinte o local por onde o bebé depois de formado, nasce.
- A vulva (ou genitália externa) é limitada e protegida por 2 pregas cutâneas bastante inervadas e irrigadas - os grandes lábios, que são cobertos por pêlos pubianos. Mais no interior, encontram-se os pequenos lábios que protegem a abertura da uretra e da vagina. É na vulva ainda que se encontra o clitóris, local bastante inervado e composto por tecido esponjoso.
- As trompas de Falópio são 2 canais que unem os ovários ao útero - o seu epitélio de revestimento é ciliado. Este epitélio formado por cílios com a ajuda dos movimentos peristálticos das trompas de Falópio ajudam a que o gameta se dirija até ao útero.
- Os ovários têm forma oval e são 2, encontrando-se um em cada lado do útero - são as gonadas femininas, sendo que é neles que se produzem todas as células sexuais necessárias para a reprodução. No caso feminino, os ovários produzem ovócitos, estrógeno e progesterona, hormonas essenciais para o ciclo reprodutor feminino.
- O útero é um órgão exclusivo também do sistema reprodutor feminino, pois é nele que durante a gravidez o feto se desenvolve, sendo também responsável pela expulsão deste através de contrações no parto. Tem uma extremidade chamada de cérvix que se abre para a vagina e a outra extremidade que é ligada às 2 tropas de Falópio.
Existem 3 fases do ciclo uterino:
- a fase menstrual (dura cerca de 5 dias e resulta da descamação do endométrio e da rutura de vasos sanguíneos);
- a fase proliferativa (dura cerca de 9 dias e é quando se dá a reconstrução do endométrio);
- e a fase secretora (dura cerca de 14 dias e é a altura em que glândulas do endométrio produzem secreções e a mulher se prepara para receber um embrião).
Na ausência de fecundação do óvulo, ocorre a menstruação.
Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino
Para perceber como funciona o sistema reprodutor feminino, deve começar por saber que este é um sistema de órgãos exclusivos do sexo feminino que está inteiramente ligado ao ciclo de reprodução feminino - sendo este formado pelos ovários, o útero, as trompas de falópio, a vulva (orifício genital, clitóris e lábios) e a vagina. Estes órgãos estão protegidos pela cavidade pélvica da mulher.