Muitas pessoas, incluindo os homens, não sabem como funciona o sistema reprodutor masculino. O sistema reprodutor masculino é formado por diversas estruturas, cada uma com as suas especificidades, que se destinam à reprodução humana. Para uma maior compreensão do sistema reprodutor masculino fica aqui a descrição do papel dos seus variados órgãos e das suas reais funções.
Sistema Reprodutor Masculino - Anatomia
O sistema reprodutor masculino humano é constituído por:
- testículos
- epidémios
- ductos deferentes
- glândulas seminais
- próstata
- ducto ejaculatório
- pénis.
Sistema Reprodutor Masculino com Legenda
Inclui os órgãos próximos:
- Bexiga urinária
- Osso púbico
- Pénis
- Corpo cavernoso
- Glande
- Prepúcio
- Abertura uretral
- Cólon sigmóide
- Reto
- Vesícula seminal
- Conduto ejaculador
- Próstata
- Glândula de Cowper (glándula bulbouretral)
- Ânus
- Vaso deferente
- Epidídimo
- Testículo
- Escroto
Funcionamento do Sistema Reprodutor Masculino
- Os testículos produzem espermatozoides (as células reprodutivas masculinas), e testosterona, o hormônio sexual masculino, responsável pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e das características masculinas secundárias: estimulam os folículos pilosos para que façam crescer a barba masculina e o pelo púbico, elaboram sebo, produzem o aumento de massa muscular durante a puberdade, ampliam a laringe e tornam a voz mais grave, fazem com que o desenvolvimento da massa óssea seja maior, protegendo contra a osteoporose. Os testículos têm um papel fulcral no sistema reprodutor masculino. Eles descarregam esperma nos epidídimos.
- De seguida esperma passa pelos dutos deferentes, o duto ejaculatório, que se estende através da próstata, e entra no segmento superior da uretra (que em momentos diferentes funciona como passagem para urina e para o esperma).
- À medida em que o esperma segue pelo sistema de dutos, ele junta-se a fluidos das vesículas seminais, da próstata e da uretra, de modo a formar o sémen, que é descarregado pelas vesículas seminais.
- A próstata circunda completamente a uretra e segrega uma substância alcalina que constitui a maior parte do fluido seminal. Esta alcalinidade das secreções prostáticas protege os espermatozoides do meio ácido.
- O pénis injeta o esperma na mulher durante a relação sexual. Com a excitação sexual, os corpos cavernosos (espaços internos dentro do pénis) enchem-se de sangue, tornando o pénis suficientemente rígido para penetrar a vagina. O sémen, que é formado na uretra, sai então pelo pénis durante a ejaculação.