O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo do homem e dos animais com o meio ambiente. A principal função do sistema respiratório é fornecer o oxigénio necessário ao sangue e libertar resíduos de dióxido de carbono, troca esta que ocorre nos pulmões. Se "Como funciona o sistema respiratório?" é uma das perguntas importantes do exame, isso não é motivo de preocupação, é bastante simples.
Órgãos do Sistema Respiratório Humano
- fossas nasais
- boca
- laringe
- faringe
- traqueia
- brônquios
- pulmões
Sistema Respiratório em PPT
Abaixo encontra o diagrama do sistema respiratório humano em formato JPG. Se preferir, pode visualizar ou descarregar aqui uma apresentação do sistema respiratório em powerpoint.
Funcionamento do Sistema Respiratório Humano
- O ar, rico em oxigénio, entra pelo nariz onde é aquecido e filtrado.
- O ar percorre a garganta e passa pela laringe e traqueia, que se divide em dois brônquios (o esquerdo e o direito, espécie de dois tubos de ar que ligam aos pulmões).
- Dentro de cada pulmão, os brônquios subdividem-se em canais de ar progressivamente menores chamados bronquíolos, onde se encontram os alvéolos. É aqui que acontece a troca de gases. O oxigénio atravessa as finas paredes alveolares e capilares para entrar no sangue, enquanto o dióxido de carbono passa, por sua vez, do sangue para o alvéolo por intermédio das paredes capilares. Assim, o oxigénio pode ser levado pelo sangue até as células que constituem o corpo humano, e o dióxido de carbono é exalado.
Dinâmica da Respiração
A inspiração e a expiração são processos passivos dos pulmões já que estes não se movimentam: são o diafragma, os músculos intercostais e a caixa torácica, que garantem a expansão dos pulmões. A respiração divide-se em distintos processos:
- Inspiração: ou entrada de ar até os alvéolos pulmonares. Ingressa oxigénio.
- Processo de troca de oxigénio e dióxido de carbono entre os alvéolos pulmonares e o sangue, e transporte do sangue aos tecidos.
- Expiração: saída do ar dos alvéolos pulmonares para o exterior. Elimina-se dióxido de carbono.