Descubra aqui como funciona o sistema urinário e que partes o compõem.
Composição do Sistema Urinário
O aparelho urinário é formado por:
- Dois rins;
- Dois ureteres;
- Uma bexiga;
- E uma uretra.
Processo:
- A urina é produzida nos rins, sendo estes órgãos os maiores filtros do nosso corpo.
- Depois, a urina passa pelos ureteres até à bexiga, saindo para o exterior através da uretra.
O aparelho urinário merece ser compreendido, na medida em que é ele que contribui para a manutenção da homeostase ao produzir a urina. É na urina que são expulsos diversos resíduos do metabolismo e eletrólitos e não eletrólitos que estejam em quantidades excessivas no nosso corpo (tudo isto através de um processo rigoroso de filtração ao plasma que vai remover essas substâncias não necessárias).
Anatomia do Sistema Urinário
- Os rins (2) - possuem a forma de um feijão e apresentam 2 bordas, uma côncava e uma convexa, 2 faces (anterior e posterior) e 2 extremidades.
- A bexiga (5) - é o local onde a urina é armazenada até à sua expulsão pela uretra. Nela existe ainda um músculo interno chamado esfíncter que se contrai involuntariamente para permitir o seu esvaziamento; é o esfíncter externo que controla de forma voluntária a necessidade de urinar.
- Nos Homens - a uretra estende-se desde o orifício ureteral interno na bexiga até ao orifício externo localizado na extremidade do pénis e é ainda dividida em 3 porções: prostática, membranácea e esponjosa, sendo que no homem a uretra possui uma abertura pequena em forma de fenda, chamada de ducto ejaculatório - para além de expelir urina, também expele espermatozoides.
- Nas Mulheres - a uretra é um canal membranoso e estreito que se estende da bexiga até ao orifício externo localizado no vestíbulo. Possui um cumprimento menor que o do homem e nela encontram-se inúmeras, mas pequenas, glândulas uretrais.