Se não sabe como funciona o Twitter, vamos por partes: o Twitter é um site de microblogging, que permite aos utilizadores enviar e receber atualizações.
Funcionalidades do Twitter
- o utilizador pode partilhar e receber estados (frases) até 140 caracteres;
- seguir outros utilizadores e receber os seus estados (tweets) no seu mural de tweets;
- fazer retweet, isto é, partilhar no seu próprio perfil o tweet de alguém (dando assim a conhecer o tweet de outra pessoa a todos os seus seguidores - é assim que os tweets viajam e tomam grandes proporções).
Arroba no Twitter
As referências existem quando se pretende enviar um tweet a uma determinada pessoa, quer esta pessoa seja nossa seguidora ou não. A referência consiste em colocar, no início, meio ou fim do tweet, um "@" seguido do nome do Twitter do utilizador que se pretende contactar.
Exemplo: "@MariaXSilva, hoje dão mau tempo". Neste caso, existe uma comunicação direta com um determinado utilizador, sendo que o tweet lhe é direcionado especificamente. Este referenciamento é muito utilizado por amigos e colegas, que pretendem enviar tweets a uma ou mais pessoas que partilhem do interesse por determinado assunto.
Como Usar Hashtags no Twitter
As hashtags servem para conferir assunto ao tweet, ou seja, ao colocar uma hashtag num estado, esse estado vai estar ligado a um assunto, que por sua vez vai fazer com que o tweet esteja ligado a todos os outros tweets com o mesmo assunto na rede.
Exemplo: Está mesmo frio #inverno #outubro. Neste caso, o tweet vai estar ligado a todos os outros tweets enviados na rede com assunto "Inverno" ou "Outubro".
Depois de publicado o tweet, estas palavras transformam-se em links - quando o utilizador clica nelas, é transportado para uma página que lhe mostra todos os tweets emitidos sob a alçada das mesmas hashtags. Estas hashtags também facilitam o debate em direto - os utilizadores podem discutir determinado assunto, partilhando opiniões uns com os outros através do processo de hashtagging.
No Twitter também se podem partilhar imagens e vídeos.