Um implante ou transplante de cabelo consiste na remoção de minúsculas partes do couro cabeludo de uma zona doadora saudável do paciente e na consequente implantação em furos numa área da sua cabeça de pouco cabelo.
Normalmente é retirado das zonas laterais e traseiras e inserido, fio por fio, nos folículos da zona central (na zona careca).
O método data do século XIX mas as técnicas foram aprimoradas ao longo dos tempos, destacando-se atualmente duas grandes técnicas:
- FUE
- FUT
FUE
A FUE (Follicular Unit Extraction/Extração de Unidades Foliculares) fornece resultados mais naturais, já que não deixa pontos ou suturas. As unidades foliculares são extraídas uma a uma da área doadora, podendo ser precisas duas sessões para concluir a operação.
FUT
Na STRIP ou FUT (Follicular Unit Transplantation/Transplante de Unidades Foliculares) é retirada uma faixa inteira de cabelo que é depois implantada na zona calva, numa única sessão, sendo necessários dez dias para cicatrizar. É um procedimento mais invasivo e indicado para casos de calvície média e extrema.
Os cabelos transplantados podem cair?
Como os cabelos são próprios, carregando a base genética de uma parte mais resistente, eles não são rejeitados. Os enxertos são inseridos cirurgicamente no local certo para que haja um crescimento. Quem recorre à cirurgia deve porém, continuar o tratamento para impedir quedas na zona saudável.
Quem pode fazer?
Qualquer pessoa pode fazer um implante capilar mas o nível de sucesso depende da idade da pessoa (o progresso da sua calvície) e do seu problema capilar. É necessário possuir uma área doadora com cabelos suficientes para se retirarem enxertos e um couro cabeludo saudável. É aplicada uma anestesia local e os resultados são visíveis após seis meses.
Quais os preços?
Os preços dos transplantes capilares dependem da dimensão da zona a tratar, da clínica executante e do país onde são realizados. Em Portugal os preços estão compreendidos entre 2.000€ (cirurgias pequenas) e 8.000€ (intervenção de 2 dias, mais de 2400 cabelos), incluindo o fornecimento de medicação pós-operatória.
Clínicas
Alguns exemplos de empresas que fazem implantes capilares são:
Conheça também os perigos de um implante capilar.