Para guardar garrafas de vinho corretamente, preservando as suas qualidades, é preciso ter alguns cuidados.
Local
O local ideal para guardar garrafas de vinho é fresco e escuro (uma adega ou despensa), protegido de luz solar direta e de lâmpadas fluorescentes. Se não for possível guardar o vinho nestas condições deve envolver as garrafas em pano, ou colocá-las numa caixa.
Locais como a cozinha são de evitar, devido às fontes de calor, mudanças de temperatura e proximidade a outros alimentos e substâncias fortes.
Temperatura e humidade
A temperatura do local de armazenamento deve ser constante, nunca superior a 24ºC. A temperatura ideal ronda os 12ºC. Abaixo dessa temperatura o vinho não é prejudicado, unicamente o seu processo de envelhecimento será retardado.
Para evitar que a rolha seque e o vinho se evapore, a humidade deve rondar os 70%.
Posição
O vinho deve “dormir” como o homem: no escuro, em posição horizontal, a temperatura constante. As garrafas devem estar livres de qualquer vibração, já que agitar o vinho afeta as suas propriedades. Uma garrafeira permite guardar as garrafas de vinho com segurança, sempre que pegar numa garrafa não estará a perturbar as outras.
Se mantiver o rótulo para cima, será também mais fácil perceber qualquer alteração que possa ter acontecido durante o armazenamento.
Tempo
A maioria dos vinhos tintos podem ser armazenados entre 2 e 10 anos. Já os brancos têm um prazo mais curto: de 2 a 3 anos.
Abertura
Antes de abrir o vinho pode ajustar a sua temperatura, deixando-o alcançar uma temperatura ideal.
- Vinho branco e rosé: 7º a 10ºC
- Espumante e Champagne: 6º a 8ºC
- Vinho tinto jovem: 11º a 14ºC
- Vinho tinto encorpado: 15º a 19ºC.
Depois de aberto deve ter também o cuidado de guardar o vinho convenientemente.