Os métodos utilizados para guardar o vinho depois de aberto partilham um aspeto essencial: a redução de oxigénio, um inimigo do aroma do vinho. Se lhe sobrou vinho na garrafa pode experimentar estes métodos de guardar o vinho depois de aberto e chegar por si à conclusão de qual é o método mais eficiente.
Rolha
Este é o método mais simples e mais utilizado. Coloca-se simplesmente a rolha na garrafa (ou um vedante de metal, que é mais higiénico) e leva-se o vinho ao frigorífico, de preferência noutro local que não a porta, pois o vinho fica mais sujeito a movimentos e oxidação.
Garrafa mais pequena
Lembre-se: quanto menor o espaço vazio, menor a oxidação. Passe o vinho para uma garrafa mais pequena, para evitar o vácuo e a oxidação e leve-a ao frigorífico.
Bomba de vácuo
Pode utilizar uma bomba de vácuo para retirar o oxigénio na garrafa. É só colocar a bomba na garrafa e bombear para tirar o ar da garrafa. Tampe a garrafa e coloque no frigorífico.
Winesave
Para guardar o vinho depois de aberto nas mesmas condições em que ele foi encetado, pode também servir-se do Winesave, um produto semelhante à bomba de vácuo. Em vez de retirar, ele insere-se na garrafa, injetando um gás (árgon) na garrafa que toma o lugar do oxigénio, o que permite manter o aroma original por semanas.
E pronto, agora já sabe como guardar vinho depois de aberto. Não tem piada, mas pode abrir uma garrafa e beber vinho sozinho, com moderação, claro, guardando o resto para outro dia ou semana.
Veja também como guardar garrafas de vinho.