Para legalizar películas auto em Portugal é necessário recorrer a um instalador certificado e realizar uma inspeção automóvel tipo B.
Inspeção automóvel
A inspeção automóvel tipo B (extraordinária) tem um custo de 106,64€ e não é repetida em caso de reprovação, pelo que o proprietário deve ter a certeza das boas condições do automóvel. Ele pode aproveitar para fazer a inspeção normal obrigatória (3 meses antes da data de matrícula) já que a inspeção tipo B compreende esta inspeção.
Legalização de películas auto
Para proceder à legalização de películas, o proprietário deve dirigir-se ao IMTT (de preferência noutra viatura para evitar multa) com:
- certificado de instalação passado pelo instalador,
- documento onde consta a aprovação das películas na inspeção,
- documento único automóvel (DUA),
- bilhete de identidade ou cartão de cidadão BI/CC,
- modelo 9 preenchido (a parte do requerente).
Preço da legalização de películas
O preço para legalizar películas no IMTT é de 150€. O preço inclui um novo DUA e uma taxa de transformação. A este valor deve-se somar o custo das películas e da sua instalação, assim como o preço da inspeção automóvel.
Vantagens das películas nos automóveis
As películas nos vidros dos automóveis apresentam vantagens como:
- maior proteção contra raios UV, aumentando a visibilidade do condutor e diminuindo o calor no interior,
- melhor proteção em caso de quebra de vidros (contra estilhaços). Um vidro normal demora 3 segundos a ser quebrado, um vidro com película cerca de 40.
As películas devem respeitar os parâmetros legais e ser apenas colocadas em determinados vidros. Para saber mais consulte o artigo onde colocar películas auto.
Consulte também como legalizar jantes e um atrelado.