Como lembrar de tudo o que se leu e estudou não é fácil, dado a matéria ser muitas vezes maçadora e o cérebro se distrair com outras informações que não o estudo. Perante esta necessidade de se absorver o estudo, sugerimos os seguintes métodos.
Tripla leitura
Divida o texto por capítulos e leia cada capítulo/texto por três vezes. A primeira lentamente, para perceber bem do que se trata e apontando aquilo que não se percebe para verificação. A segunda mais rapidamente para absorção da primeira leitura e a terceira leitura intercalada, isto é, lendo apenas os inícios das frases e tentando acabar as frases mentalmente (ou em voz alta), sem olhar para o papel.
Sublinhar
Sublinhe o mais importante e em caso da memória faltar, comece sempre por se lembrar do mais importante. O secundário vem depois naturalmente por associação de ideias.
Fazer resumos
Diminua a informação a reter pelo cérebro com a realização de resumos dos textos. Faça esquemas de estudo que se adequem ao seu estilo de estudo.
Imagens
Para lembrar de uma matéria mais enfadonha pode-se associar imagens mentais ao texto. Algo de fácil associação que o aluno depois ao recordar da imagem consiga discorrer sobre o tema, puxando pelo fio de novelo da matéria.
Praticar
Por fim treine falar sobre o texto que leu e estudou, como se estivesse a dar uma aula sobre o mesmo. O encadeamento de ideias ajuda a praticar a assimilação do texto.