A morte de um animal de estimação pode ser um experiência traumática, de difícil superação. Para lidar melhor com a morte de um animal querido e ultrapassar a situação, ficam 7 estratégias de ação.
Aceite o facto
Não se deve mentir para uma criança sobre a morte de um animal de estimação, para não perder a sua confiança e para esta saber reconhecer o valor de um animal e de uma vida. Saiba explicar a morte a uma criança e a si mesmo, aceitando o acontecido e lidando com a dor a seu jeito, dando tempo ao tempo. Tente recordar as brincadeiras e alegrias do animal e não a sua morte.
Faça um ritual
Se tiver um jardim pode enterrar o animal num sítio isolado e plantar uma árvore ou alguma planta especial nesse espaço.
Procure apoio
Fale com amigos ou desabafe na internet em fóruns e grupos de apoio de pessoas que estão a passar o mesmo.
Crie um álbum
Pode criar um álbum de fotografias para o seu animal, para ter os seus melhores momentos sempre por perto da vista e do coração.
Estime-se
A dor de perder um animal desgasta o corpo e a mente. Tente dormir e comer bem. Faça exercício. É importante para a sua saúde física e mental. Passeie, procure a natureza, receba massagens, faça algo que lhe dê conforto e que lhe alimente a alma.
Ajude animais
Faça uma doação a uma sociedade de apoio a animais ou tente participar mesmo nela, de alguma forma.
Adote um animal
Um animal é insubstituível, mas também é egoísmo da sua parte não dar um lar a um novo animal só porque sofreu bastante com a perda de um animal no passado. Assim que se sentir preparado, pode convidar um novo membro para a sua família, que a faça sorrir. Cada animal tem o seu temperamento e as suas qualidades, que o tornam único e inesquecível.
Uma grande alegria que pode dar a um animal é levá-lo para sua casa. Pense adotar um cão ou um gato. Estes lhe ficarão agradecidos para a vida.