Para limpar os ouvidos corretamente aos seus animais de estimação deve ter alguns cuidados especiais.
Como limpar os ouvidos dos cães
Para evitar otites, infeções e outros problemas nos ouvidos dos cães deve reunir algodão ou toalhitas e um produto próprio para limpeza dos ouvidos do cão (encontra variados no mercado).
Para limpar os ouvidos ao cão pode deitar o líquido diretamente no interior da orelha do cão e massajar levemente a orelha, ou então aplicar o líquido no algodão ou toalhita e limpar com cuidado, em movimentos circulares, o interior da orelha. Pode tentar usar cotonetes para limpar a sujidade no interior da orelha (não do ouvido) mas corre sempre o risco do cão se mexer e perfurar sem querer o ouvido com o cotonete.
Apesar de se recomendar limpar os ouvidos aos cães a uma frequência mensal, algumas raças de cães com orelhas grandes, como a Basset e a Dachshund podem requerer limpezas mais frequentes.
Como limpar os ouvidos dos gatos
Apesar do seu gato ser muito limpo e tomar banho sozinho, ele vai precisar de ajuda na hora de limpar os ouvidos.
Para limpar ouvidos a gatos é preciso ter algodão e soro fisiológico por perto, os quais pode comprar facilmente num supermercado ou farmácia. Deite o soro no algodão e limpe os ouvido do seu gato com calma. Limpe a zona interna da orelha, sem alcançar a zona interna do ouvido. Não utilize cotonetes, nem insira água ou sabão nos ouvidos do seu gato para não causar infeções.
Pode limpar os ouvidos ao gato mensalmente ou consoante a necessidade (muitos gatos dispensam até a limpeza).
Saiba como dar banho a gatos.