Tem dificuldades em lembrar-se do que fez ontem? Não sabe onde deixou os óculos? Foi ao hipermercado comprar algo e não sabe o quê? Veja como melhorar a memória e a concentração e diga adeus a estas situações.
Dormir bem
A falta de memória e de concentração pode dever-se a poucas horas de sono de qualidade. Quando dorme mal a sua criatividade, concentração e raciocínio estão seriamente comprometidos. Esta é uma das razões pelas quais deve dormir mais. Não se preocupe com a quantidade de horas de sono, no entanto. Procure em vez ter um sono de qualidade.
Alimentar-se bem
Escolha alimentos amigos da memória. Entres eles estão as nozes, chocolate meio amargo, peixe, frutas (frutos vermelhos principalmente), legumes, arroz, aveia, sumo de laranja, chá verde e água (muita água).
Exercitar o corpo
Olhe para a sua memória como se fosse uma atleta. Precisa de treinar constantemente, de ter hábitos saudáveis e de descansar. Quando exercita o corpo, também exercita a mente. O exercício físico aumenta o oxigénio no cérebro e reduz o risco de desordens que levam à perda de memória. Se estiver sempre parado o seu cérebro relaxa e entra num estado de descanso. Para proteger as células cerebrais tem de fazer exercício físico com regularidade. Se não é fã de desporto certifique-se de fazer atividades que utilizam amabas as mãos como costura, tricot, tocar um instrumento, etc.
Exercitar o cérebro
A memória é como um músculo, que precisa de ser testado e treinado, caso contrário perde a sua força e agilidade. Faça coisas diferentes no seu dia-a-dia, como optar por um novo trajeto para casa ou comprar num diferente supermercado.
Faça também pequenos jogos que puxem pela sua mente. Experimente jogar sudoku ou fazer as palavras cruzadas do jornal. A ideia é fazer algo de novo, que seja um desafio para a mente.
Associar
Recorra a associações para ajudar a sua memória. Associe imagens a nomes para se lembrar mais facilmente. Se vai a uma entrevista de emprego com uma entrevistadora chamada Rosa Pereira, imagine uma rosa debaixo de uma pereira recheada de peras, por exemplo. Imagens vívidas e tridimensionais são mais fáceis de memorizar.
Quantos mais sentidos envolver, mais fácil será recordar-se.