Muda de vida se não tu não vives satisfeito, já diz a música. Quando a vida que vestimos não nos está a parecer bem é altura de mudar, virar do avesso. Estamos sempre a tempo de mudar. Para isso é preciso descobrir o que está mal, como o combater e como manter a determinação.
Rever os objetivos
Este fim de semana pare, escute e olhe para si. É o momento ideal para focar-se. Se tiver crianças deixe-as com os avós. Reveja as grandes conquistas da sua vida, se cumpriu os objetivos que tinha para esta altura da sua vida e identifique o que falta ainda fazer e conquistar.
Questionar-se
Existem algumas perguntas que deve fazer a si próprio se quiser mudar de vida, tais como:
- O que é que eu amo na vida?
- O que é que eu faria se ninguém me julgasse?
- O que é que gostava de fazer se não houvesse limites na minha vida?
- O que é que eu faria se fosse milionário?
Estas perguntas ajudam-no a perceber o que realmente lhe interessa na vida e o que gostava de fazer, sem limites e expectativas de terceiros. Se fosse milionário provavelmente daria uma casa nova aos seus pais, compraria um carro que mais parece um avião e viajaria pelo mundo todo. E depois? O que faria com o tempo? Não gostaria de estar quieto. O trabalho e a criação são importantes para a auto realização. Encontre o que realmente ama e lhe faz feliz.
Mudar de atitude
Uma vez descoberto o que é preciso obter para se sentir realizado é preciso mudar de atitude. Faça uma lista do que precisa de fazer para mudar a vida. Entre essas linhas deve incluir decisões como:
- deixar de comparar-se com os outros,
- deixar de exigir demasiado de si,
- deixar de pensar naquilo que os outros esperam e pensam de si,
- ser positivo,
- ser autêntico,
- sair da zona de conforto.
Traçar plano
Se tem objetivos concretos, como mudar para uma carreira específica, deve estabelecer também estratégias concretas para os alcançar.
Criar
Para mudar de vida não basta desabafar com os amigos no bar ou com um psicólogo. Comprar roupas novas e tecnologias que só entretêm por uns dias, também não. Torcer por um clube de futebol religiosamente e tomar medicamentos para depressão também não preenche nenhum vazio.
Para mudar de vida é preciso criar algo, daí advirá uma grande recompensa. Nem que seja escrever um poema foleiro. Comece com pequenos passos.
Ajudar
Além de criar, outra forma de sentir-se realizado é ajudar os outros. Faça algum serviço voluntário para perceber o quanto pode fazer a diferença e ser importante para alguém.
Agradecer
Por fim deve também agradecer o facto de estar vivo e o tudo o que fizeram por si. Feche os olhos e imagine quais pessoas merecem o seu obrigado por tudo e contacte-as.
Pode não ter mudado a vida num único fim de semana, mas aos poucos a sua vida vai mudar e melhorar, depois de ter parado por um fim de semana para se preparar para isso.