Como Perder o Medo de Nadar

O medo da água constitui uma das fobias mais comuns. Apesar de não estar sozinho nisto, é sempre inconveniente passar um verão inteiro sem nadar na água do mar ou da piscina. Para o ajudar a vencer o medo de nadar, o Online24 preparou algumas dicas essenciais.

Pensar na causa

Você é feito de água. Antes de nascer você já estava habituado à água, vivendo confortavelmente dentro do ventre da sua mãe. Tente mentalizar-se que a água não é um inimigo mas sim um aliado, em que se pode confiar.

Começar com pequenos passos

Para perder o medo da água e consequentemente de nadar, é preciso começar com pequenos passos. É importante perder o medo mas não a cautela. Procure um local não muito fundo, que lhe permita colocar o corpo de pé em caso de emergência e que não esteja sem pessoas por perto.

Tente sentir-se confortável dentro da água. Coloque os pés na água e relaxe. Passeie pela água. Faça alguns exercícios de respiração. Quando se sentir preparado coloque a cabeça debaixo de água e sustenha a respiração algumas vezes. Depois tente abrir os olhos debaixo da água, para se habituar à água. 

Exercícios

A cabeça é o centro nervoso do corpo. Uma vez perdido o medo de submergir a cabeça, torna-se mais fácil vencer o medo de aprender a nadar. Após a ambientação inicial, deve-se tentar aplicar os exercícios de respiração com o corpo submerso.
Depois há que aprender a boiar. O controlo da respiração e da flutuação estão na base da natação. O passo seguinte é a movimentação, a natação propriamente dita.

Procurar companhia

Muito provavelmente tem alguém no seu grupo de amigos que também tem medo de água e de aprender a nadar. Convença essa pessoa a juntar-se a si. Perder o medo da água é algo que é menos doloroso e mais divertido na companhia dos amigos.

Ter aulas

Procure na sua zona por aulas de natação para iniciantes. O que aprende na piscina pode depois ser aplicado nas águas do mar. Não tenha vergonha de depender da ajuda de profissionais. Existem estudos que indicam que as pessoas que sabem nadar vivem mais tempo, pelo que esta é uma razão extra para se decidir a vencer o seu medo e aprender a nadar

Deixar-se ir

Se estiver assustado e se tentar agarrar-se à água (o que até nem é possível), você não conseguirá aprender a nadar. Terá de conseguir deixar-se ir e confiar na água. Quando conseguir fazer isto e não depender mais de se segurar algures ou de ficar em pé, parabéns, você venceu o seu medo de água e de aprender a nadar!

Atualizado em 22/08/2014