Conseguir perdoar uma traição e esquecer o que se passou é uma tarefa difícil mas possível, se a pessoa estiver mesmo disposta a isso.
Saber perdoar uma traição
Perdoar uma traição significa em primeiro lugar enfrentar a situação. Aceitar a verdade e aprender com o sucedido é essencial para entender a realidade quer do outro quer do próprio, e para realmente conseguir perdoar.
Para perdoar é preciso colocar-se no lugar do outro e encontrar a causa da traição, que pode estar numa falha do próprio na relação.
Depois de confrontar as emoções é preciso manter a calma e procurar controlar todos os sentimentos. Pensamentos e sensações negativas apenas prejudicam a situação.
Não guardar rancor e saber largar
Para perdoar e ser feliz de novo é preciso também não oferecer resistência e não entrar em retaliações ou vinganças que apenas aumentam a dor. Aceitar as coisas como são e não agir não é fácil, mas saber cultivar a paciência é benéfico neste caso, pois perdoar é um ato interior que requer tempo para ser construído e para ser realmente autêntico.
Comunicação
Como conseguir perdoar uma traição é um processo mútuo, apesar de vir do interior de uma pessoa. Havendo sinceridade e nutrimento de confiança por parte de ambos, o difícil e complicado ato de perdoar pode resultar em reconciliação.