Veja como degustar vinhos à enólogo. Tem de fazer uso de três sentidos: visão, olfato e paladar.
Visão
Com uma boa luz, contra uma superfície branca, comece por observar o vinho. Deverá analisar a cor, a limpidez, o brilho e a efervescência (no caso dos vinhos espumantes). Depois de olhar o vinho de cima e de lado, deve inclinar o copo, para avaliar as diferenças de tonalidade entre o centro e os bordos.
Olfato
Aproxime o nariz do copo e inale os aromas. Depois de sentir os primeiros aromas pode agitar o copo para fazer o vinho correr pelas paredes do copo e conseguir captar aromas secundários e terciários. Tente identificar os aromas, desde frutas a minerais. Normalmente um aroma intenso é sinónimo de qualidade (caso não seja um aroma indicador de defeitos, claro)
Paladar
Ingira um pouco de vinho, fazendo-o percorrer o interior da boca na totalidade, antes de o beber ou cuspir. Na ponta da língua sentirá os sabores doces, atrás da língua os amargos, e nas laterais o ácido.
Preste atenção à acidez, doçura, secura e amargor.
Vídeo: como provar vinho
O conjuntos dos três sentidos anteriores dir-lhe-á o que achar do vinho que provou. Tem de considerar a persistência, os sabores, os aromas e a harmonia. O sabor que fica na boca será o juiz da qualidade do vinho. Um sabor mais longo indica um bom vinho.
Pode perceber melhor como provar vinho com a visualização de um vídeo: