Como Rentabilizar ao Máximo o Seu Horário de Almoço

Por:

Trabalho é trabalho, almoço é almoço. Veja como rentabilizar a sua hora de almoço ao máximo e recarregar as energias para a tarde de labuta.

Cumprir horários

Adiar o almoço para acabar tarefas pode desregular o corpo, causar dores de cabeça ou mesmo resultar num trabalho mal feito devido à pressa e falta de atenção. O recomendado é cumprir o horário de trabalho: parar imediatamente o trabalho ao som do sinal horário como o Fred Flintstone e entrar a tempo no trabalho como se da missa se tratasse.

Desligar-se do trabalho

Desligue-se do trabalho por momentos. Esqueça o computador, os tablets e os smartphones. Dê uma pausa aos olhos e à mente.

Caminhar

Ficar muito tempo sentado é prejudicial ao corpo. Almoçar na secretária em frente ao computador não ajuda à situação. Escolha um local para almoçar que lhe permita caminhar uns minutos para arejar a cabeça do trabalho e ajudar à digestão. Deixe o carro ficar onde está.

Se almoçar no trabalho, aproveite para sair e andar pelas redondezas.

Saborear

O almoço deve ser calmamente saboreado. A mesa de trabalho pode esperar um pouco. A mesa agora é só para almoçar. Varie os locais de almoço e escolha um local ou tipo de comida que goste muito pelo menos uma vez por semana.

Questões pendentes

A pausa de almoço pode ser aproveitada para tratar de assuntos pendentes. Vá ao banco, às compras, à farmácia, pague as contas no multibanco, etc.

Conviver

A hora de almoço deve ser aproveitada para conviver com os amigos e conhecidos próximos, pois é uma hora normalmente vaga para todos. Conhecer novas pessoas e variar a companhia nos almoços é igualmente aconselhado.

Maximizar o tempo

O tempo que passa à mesa é muitas vezes inferior ao tempo que passa fora dela, restando muito tempo na hora de almoço. Aproveite o tempo livre para ir a lojas, para fazer meditação, para ler num parque público, visitar um museu ou galeria, caminhar à beira-mar, ir ao ginásio, ir à manicure, etc.

Almoçar no trabalho

Almoçar no local de trabalho à pressa não é aconselhável, mas em caso de necessidade maior, quando não se puder perder um minuto, pode, por exemplo, telefonar a empresas que entregam o almoço no trabalho.

Evitar reuniões pós-almoço

Se marcar uma reunião para logo após o almoço, certamente passará o almoço a pensar nessa reunião e a apressar a refeição.

Atualizado em 23/01/2014