Manter os pneus em bom estado é essencial para a segurança do condutor. Saiba quando mudar os pneus do seu carro.
Inspecionar os pneus
Uma simples verificação dos pneus pode ditar que está na hora de os mudar. Se estiverem carecas, troque-os imediatamente. Quando a altura dos sulcos for menor do que 1,6 mm, o mínimo exigido por lei, deve procurar uma oficina auto para trocar os pneus. Pode usar um paquímetro para a medição.
Se encontrar cortes, buracos, desgaste ou bolhas nos pneus, deve também procurar mudar os mesmos.
Desgaste dos pneus
- Zona central: indica pressão excessiva do pneu, devendo regular para a pressão recomendada.
- Laterais: sinaliza pelo contrário pouca pressão nos pneus.
- Num dos lados: alinhamento incorreto da direção.
- Irregular: equilibragem desacertada dos pneus.
Quilometragem e padrões do construtor
Normalmente um bom pneu mantém-se em boas condições por 40 000 a 50 000 km. Já um pneu de menor qualidade apenas 10 000 km. Contudo, a longevidade de um pneu varia consoante os percursos e a condução. Em geral, de cinco em cinco anos os pneus precisam de ser trocados. Pode descobrir a data de fabrico dos pneus para verificar a validade dos pneus.
Veja as recomendações do construtor no manual do automóvel para melhor indicação de quando trocar os pneus. Alguns pneus trazem mesmo um indicador de desgaste, para facilitar a leitura do desgaste.
Manutenção dos pneus
Em caso de necessitar de trocar um pneu na hora, veja o artigo como mudar um pneu passo a passo. Para economizar combustível, mantenha sempre a pressão dos pneus recomendada.
Veja ainda o calendário de manutenção automóvel.