Fique com dicas para saber se um carro tem a quilometragem alterada. Verificar se o carro tem a quilometragem adulterada é uma das coisas a ter em atenção ao comprar um carro usado.
Manual do veículo
Peça para ver o manual de manutenção do veículo, onde estão registadas as revisões feitas de tantos em tantos quilómetros. Compare com a quilometragem atual.
Mudança de óleo
Se não existir manual do veículo, peça para ver o papel das mudanças de óleo, onde estão registados os quilómetros e as datas das mudanças.
Papel da inspeção
Verifique o papel da inspeção automóvel anual. Aqui surgem os quilómetros com os quais o carro foi apresentado na última inspeção. Se tiver vários papéis das inspeções melhor: pode averiguar a andança do carro ao longo dos anos.
Desgaste das peças
Analise se o interior do carro condiz com a sua quilometragem. Quando o volante, a manete de mudanças, os estofos, os pedais, estão muito gastos, e a quilometragem ainda é pouca, é provável que ela tenha sido falseada.
A embraiagem é normalmente substituída pelos 60 mil quilómetros, pergunte se ela foi alterada ou se é original. O mesmo para os amortecedores.
Pneus
No exterior repare no desgaste dos pneus e se os pneus são originais, no caso do carro ter ainda menos de 50 mil quilómetros. É a partir dos 40 mil quilómetros que os pneus começam a ficar carecas.
Painel
Veja se o painel dos quilómetros está arranhado, tocado ou com algo fora do sítio. Ele pode ter sido retirado para se fazer a alteração de quilómetros e ter sofrido algum toque.
Análise
Se conseguir, leve o carro a uma oficina especializada e peça para fazer uma vistoria eletrónica ao painel dos quilómetros.