É possível seguir algumas dicas para perder o medo de voar e ser bem sucedido. Veja como superar o medo de andar de avião.
8 Truques para Superar o Medo de Andar de Avião
Escolha bem a viagem
Graças à internet é possível escolher um voo personalizado ideal para iniciantes em voos. Quem tem medo de voar deve começar por voos curtos e diretos, de preferência em aviões bem espaçosos.
Escolha bem o lugar
Além de um grande avião, escolha um lugar no corredor, para evitar constatar pela janela a altitude a que voa e sentir-se enclausurado. Os lugares da frente ou traseiros, junto às saídas são mais indicados.
Chegue cedo ao aeroporto
Para controlar a ansiedade, chegue com antecedência ao aeroporto e observe a rotina da descolagem dos aviões. Compare os seus medos com o que realmente acontece: um calmo, frequente e até aborrecido ritual de se assistir. Se dormir pouco, pode ser até que durma durante o voo.
Observe a tripulação
Veja a calma e naturalidade com que os pilotos, hospedeiras e passageiros abordam a descolagem e o voo. Lembre-se que tem uma equipa treinada para estas situações à sua frente. Se necessário, fale com os pilotos antes do voo, para explicar os seus medos e sentir-se mais seguro.
Entretenha a mente
Ocupe a mente a ler revistas ou livros, a fazer passatempos dos jornais, conversar, ou ouvir música, que lhe retirará a atenção dos barulhos do avião. Evite pensar no assunto e procure estar confortável durante toda a viagem.
Evite o jejum e bebidas alcoólicas
Não deve viajar de barriga vazia, pois aumenta a ansiedade, nem beber bebidas alcoólicas. Escolha calmantes naturais como o chá.
Respire fundo
Em caso de ansiedade, controle a respiração, concentrando-se na entrada e saída de ar, fazendo contagens se necessário.
Viaje muito
Parece piada, mas a melhor forma de superar o medo de voar é viajar muito. Muito provavelmente é medo mais compensatório de se superar, já que consegue conhecer muitos locais novos graças a ele.
Medo de voar: um medo comum
De 10 a 40% da população adulta tem medo de voar. Este medo aglomera várias fobias, como as alturas, espaços fechados ou sons desconhecidos. Saiba que não está sozinho nesta situação e tenha paciência. Um dia deixará de ter medo de voar e não quererá outra coisa.