Como Ter Melhor Visão de Jogo

Por:

 A discussão sobre a visão de jogo é bem antiga. Há quem diga que é possível melhorar a visão do jogo através de exercícios e da prática, enquanto outros dizem que a visão de jogo nasce já com o jogador, não havendo muita volta a dar. Polémica à parte, eis como tentar ter uma melhor visão de jogo e uma perceção mais atenta de todo o jogo.

Colocar-se

Como interveniente no jogo, o jogador tem de saber posicionar-se no local correto da sua posição, esperando dar continuidade a uma jogada. Antes de se poder distribuir jogo é preciso colocar-se em posição para se receber jogo. O corpo do jogador tem de estar numa posição que permita a deslocação no espaço livre antes do passe dos outros companheiros de equipa.

Pensar nas opções

Antes de receber a bola o jogador já deve ter as opções que tem disponíveis bem presentes na cabeça (fintar, passar de primeira, segurar a bola, driblar, chutar) para tomar a melhor decisão rapidamente. Para isso há que ter uma visão periférica de jogo e não apenas central (olhar para o campo como um todo, onde se posicionam 22 jogadores). Saber fazer a leitura de jogo é o que permite dar um bom seguimento a uma jogada coletiva.  

Receção

A receção de passe é meio caminho andando para o sucesso de uma jogada, razão pela qual ela deve ser muito bem treinada (atenção á posição dos pés na altura da receção do passe). O ideal é não olhar para a bola mas já para os jogadores de equipa livres. Como o passe ou o remate é feito por intermédio dos olhos, que enviam mensagens ao cérebro e este aos pés, o jogador pode olhar para os jogadores de equipa (facilmente reconhecidos pela cor das camisolas) e para a trajetória de desmarcação destes, onde se deve colocar a bola em caso de passe.   

Jogar de cabeça erguida

Dito isto, não se deve perder tempo a olhar para a bola nos pés, mas sim jogar de cabeça erguida, para se ler todo o jogo nas quatro linhas. Quem atravessa a rua não olha para os pés mas sim para os carros à esquerda ou direita. Durante o jogo também se deve olhar para todos os lados, jogando de cabeça erguida.

Passe

O jogador experiente ou dotado consegue fazer passes sem olhar ou então olhar para uma direção e colocar a bola noutra direção. Para distribuir o jogo devidamente o jogador deve prestar atenção à movimentação dos companheiros e pensar como eles, sabendo discernir o melhor momento para se passar/receber uma bola e o local exato para a receção. Isto faz-se com rapidez de pensamento, imaginando-se sempre o momento/local na altura de realização do passe. O mesmo se aplica à direção do remate.  

Praticar outros desportos   

Para melhorar a visão de jogo e a rapidez dos reflexos também se pode praticar desportos que exigem rapidez no processamento visual, como o ténis de mesa e o squash.

Realização de exames

A dificuldade em ter uma boa visão periférica de jogo pode ter problemas oftalmológicos na sua base. A realização de exames oftalmológicos pode acabar por ajudar a melhorar a performance desportiva no seu geral.  

Publicado em 16/03/2015