Para tirar papel de parede de uma forma fácil e económica junte os materiais:
- uma esponja;
- uma espátula;
- uma faca;
- um balde com água,
- jornais.
Passos a seguir para tirar papel de parede
- Coloque jornais no chão ou toalhas velhas para facilitar a limpeza do processo.
- Deite água (aquecida de preferência, para remover a cola mais facilmente) sobre o papel de parede, utilizando uma esponja (pode utilizar também um pano ou um borrifador).
- Espere algum tempo para a cola amolecer e depois comece num canto da parede, retirando uma faixa para verificar se o papel sai bem. Se tiver um papel de base e este aparentar estar em boas condições, deixe-o ficar a servir de forro, caso contrário molhe-o também e retire-o com a espátula.
- Se o papel estiver a sair facilmente continue a remover o papel de parede (tentando sempre puxar da superfície da parede para baixo e não contra si). Pode ter que molhar o papel mais vezes, e, se quiser, faça cortes no papel, com uma faca ou lâmina de barbear, com uns 20 cm de distância entre eles. Deite a água quente e deixe-a penetrar nos cortes e na parte traseira do papel. Quando a cola tiver amolecido, ataque novamente o papel com a espátula.
- Sobre paredes de gesso use um raspador de papel para fazer cortes e descascar a parede, mas não molhe o papel. Em paredes com papel de parede lavável (onde não a água não penetra), utilize uma lixa para rasgar a superfície e conseguir com que a água penetre finalmente.
- Se permanecerem bocados de papel na parede retire-os com uma pequena faca.
- Após retirar o papel na totalidade lave a parede com água quente e sabão, para remover qualquer vestígio de cola ainda existente.
Outras formas de tirar papel de parede
Existem ainda máquinas próprias para tirar papel de parede (e produtos químicos especiais) mas a sua utilização acaba por se revelar mais dispendiosa. Assim, se procura uma forma económica de tirar papel de parede, as dicas acima apresentadas resolvem certamente o seu problema.