Se está a pensar vender ouro que já não utiliza, atente a estas dicas de como vender ouro usado.
O negócio de ouro disparou com a crise económica, sendo que vender o ouro usado que tem parado em casa é uma boa forma de ter um rendimento extra, ou de resolver apertos económicos sem ter de recorrer a créditos.
Aspetos que influenciam a venda do ouro
Os fatores que influenciam a avaliação de uma peça de ouro são:
- Tipo de peça: o preço vai variar consoante o tipo de peça devido à facilidade (ou não) que as peças têm para revenda. Um fio de ouro vale mais que um anel, por exemplo, por ser mais fácil revender.
- Peso da peça: quanto mais pesada, mais valiosa é.
- Estado de conservação: se a peça não possuir riscos ou amolgadelas mais dinheiro recebe por ela.
- Antiguidade: quanto mais antiga, melhor. Porém, se for para fundir, o preço baixa comparado com uma peça para revenda.
- Pureza do ouro: medida através dos quilates. Quantos mais quilates uma peça possuir, mais pura e valiosa ela é.
Quando se faz a avaliação da peça de ouro usado, estipula-se logo à partida se a peça vai ser reciclada ou se é para revenda, o que interfere igualmente no preço.
Conselhos para vender ouro usado
- Conheça as suas peças: caso esteja a vender joias tenha em consideração aspetos como o valor atual do ouro, a perfeição das peças e outros metais e pedras preciosas contidas nas peças. Vai depender muito da honestidade e conhecimentos do comprador, já que ele deve ter também em consideração as pedras valiosas contidas e pagar o preço do ouro usado à grama, que seja justo pelo conjunto, metal e pedras. Caso esteja a vender moedas pergunte a um especialista se estas são lingotes ou moedas de coleção. Quanto mais rara for já sabe, mais cara se torna. Em alguns casos, se for avaliar como uma moeda de ouro rara, ela pode valer muito mais do que o valor do ouro correspondente ao seu peso.
- Limpe as peças: como o estado de conservação é um fator importante no que respeita ao valor, convém conferir o melhor aspeto possível à peça, mostrando todo o brilho do ouro.
- Pese o ouro: como o ouro é comprado à grama, pese primeiro as peças em casa para ter noção do que podem render. É preciso saber a pureza do ouro, isto é, o quilate, que vai dos 10 até ao máximo de 24 (10, 14, 18, 19,2, 24). Se quiser fazer as contas deve dividir os quilates do seu ouro por 24, e multiplicar esse número pelo preço corrente do ouro por grama. Depois, multiplicar o peso por grama, pelo peso total em gramas de todo o ouro usado que quer vender.
- Visite várias lojas de ouro: as avaliações podem variar até ao dobro do valor de loja para loja, dependendo das peças. Se pedir avaliações em diferentes lojas poder optar pela melhor proposta. Este é o maior cuidado que deve tomar no que respeita a venda do ouro, evitando assim que o seu ouro seja vendido por um preço inferior ao valor real das suas peças. Escolha lojas de renome e certifique-se que as suas peças não são trocadas por outras mais leves. Se está a vender joias aconselha-se que o faça a uma ourivesaria, e moedas/barras a um comprador.
- Faça perguntas: questione quem está a comprar o seu ouro para saber quais os critérios que utilizam na compra e sempre que for a outra loja utilize os termos técnicos dos avaliadores, assim perceberão que estão a lidar com uma pessoa entendida na matéria.
- Nunca se mostre muito interessado ao comprador: manifeste o seu interesse apenas pela avaliação e em perceber se vale mesmo a pena vender o seu ouro.
- Peça recibo de venda e guarde-o consigo.
- Pode ainda tentar vender o seu ouro em leilões, ou colocar anúncios nos jornais ou na internet, onde pode mesmo sondar quanto estão dispostos a pagar pelo seu ouro usado, mas existe sempre um risco inerente a isso.
Preço do Ouro
A cotação do ouro muda de dia para dia e todo o mercado do ouro se baseia nela. Existem sites que lhe dão informação em tempo real do preço do ouro, mas o valor é apresentando em onças, necessitando de converter onças para gramas (1 onça = 28,35g). Pode consultar o preço do ouro no site da DECO.
A falta de conhecimento das características que influenciam o preço do ouro, leva porém, a que muita gente perca dinheiro nas vendas deste metal, pelo que é importante ter alguns cuidados e saber como vender ouro usado.