Para verificar a validade de um capacete tem de consultar o seu manual de instruções de utilização. A validade dos capacetes varia consoante a marca e o modelo do mesmo.
Prazo de validade de um capacete de proteção
O prazo de validade de um capacete encontra-se no seu manual de utilização. Um exemplo é: “A duração de utilização deste capacete é de 60 meses”. Isto significa que o capacete tem uma validade de 60 meses (5 anos).
Se um capacete foi comprado em 2012 mas só começou a ser utilizado em 2014, a sua validade conta-se a partir de 2014 e não de 2012, pois trata-se de um prazo de utilização (de uso que provoca desgaste) e não de conservação, como se de um alimento se tratasse.
A data de fabrico do capacete costuma estar explícita na pala do capacete. Em caso de dúvida quanto à validade de um capacete deve-se contactar o fabricante do mesmo.
Prazo de validade de um capacete para motociclistas
A forma de verificar o prazo de validade de um capacete de motociclista equipara-se ao método do capacete de proteção usado na construção, entre outros. É necessário verificar o prazo de validade/utilização no manual de instruções e seguir essas recomendações.
Com o tempo o capacete começa a deteriorar-se, mesmo nunca tendo caído ou sofrido algum tipo de impacto. Altas temperaturas, suores e produtos de limpeza são alguns dos fatores que condicionam a sua integridade. Apesar de aparentemente estar intacto, a verdade é que o capacete perde a sua eficácia e segurança com o passar dos anos. Já o capacete que tiver caído ou batido, mesmo uma única vez, deve ser inspecionado pelo fabricante. Muitos capacetes são construídos para resistir apenas a um impacto.