Se tem um contador da EDP com tarifa bi ou tri-horária deve verificar a hora e data que o contador apresenta, para detetar algum tipo de irregularidade na contagem de eletricidade.
No contador eletromecânico
Para fazer a leitura num contador eletromecânico deve ler todos os dígitos excluindo os à direita da vírgula ou de cor vermelha.
Se tem tarifa simples ou bi-horária: tire as leituras do período normal (3 - Fora de Vazio ou Cheias) e do período económico (1 - Vazio).
Se tem tarifa tri-horária: tire as leituras do período económico (3 - Cheias), do período super-económico (1 - Vazio) e do período normal (2 - Ponta).
O que fazer se detetar anomalia no contador da EDP?
Deve reclamar de imediato a anomalia no contador, usando um dos seguintes métodos de contacto:
- Contactar o serviço de apoio ao cliente da EDP através do 808 500 500
- Apresentar reclamação através do formulário eletrónico no site da EDP
- Dirigir-se a uma loja da EDP
Tarifa Bi-Horária da EDP
- Ciclo Semanal - com 76 horas de vazio por semana, em que de segunda a sexta-feira, existem 7 horas de vazio por dia, enquanto que aos sábados esse valor é de 17 horas e aos domingos corresponde a 24 horas. Este ciclo semanal favorecerá, em princípio, quem utiliza, com maior intensidade eletricidade aos fins-de-semana.
- Ciclo Diário - com 70 horas, em que não se faz distinção entre dias de semana ou fim-de-semana, existindo sempre 10 horas de vazio por dia. Este ciclo destina-se a pessoas que têm um consumo de eletricidade mais homogéneo ao longo da semana.
Tarifa Tri-Horária da EDP
- Ciclo Semanal - com 76 horas de vazio por semana, indicado para consumos mais elevados aos fins-de-semana, onde os períodos de vazio são maiores.
- Ciclo Diário - com um período de 70 horas de vazio por semana, igual em todos os dias. Indicado para consumos noturnos.